As forças rebeldes na Síria anunciaram “a fuga do tirano”, o presidente Bashar al-Assad, depois de terem tomado Damasco, oriente domingo (8).

 

“Depois de 50 anos de vexação sob o poder do [partido] Baas, e 13 anos de crimes, de tirania e de deslocações [forçadas] (…) anunciamos hoje o término deste período preto e o início de uma novidade era para a Síria”, anunciou a coligação de grupos rebeldes em mensagens COMpartilhadas na plataforma Telegram.

Por sua vez, o primeiro-ministro sírio disse estar pronto “para cooperar” com “a novidade liderança” escolhida pelo povo, afirmando que estaria esta manhã (hora lugar) na sede do governo para qualquer procedimento “de passagem” do poder.

Rebeldes na Síria anunciam na televisão pública queda do “tirano” Assad
Grupos rebeldes anunciaram hoje, num oração na televisão pública síria, a queda do ‘tirano’ Bashar al-Assad, garantindo que libertaram todos os prisioneiros detidos ‘injustamente’ e apelando aos cidadãos e combatentes que preservem as propriedades do Estado.

Nove pessoas apareceram na televisão pública, tendo um deles lido um transmitido de prelo, atribuído à “célula de operações para a libertação de Damasco”, que anunciava “a libertação da cidade de Damasco, a queda do tirano Bashar al-Assad, a libertação de todos os prisioneiros injustamente (detidos) nas prisões do regime”.

EUA permanecerão no leste da Síria e tentarão evitar ressurgimento do EI
Os Estados Unidos permanecerão no leste da Síria e tomarão as medidas necessárias para evitar o ressurgimento do Estado Islâmico, assegurou oriente domingo o vice-secretário contíguo da Resguardo para o Oriente Médio, Daniel Shapiro, citado pela dependência Reuters.

Rebeldes disparam armas perto do palácio presidencial em Damasco
Um grupo de rebeldes sírios foi visto disparando armas de incêndio perto do palácio presidencial em Damasco, noticiou a Sky News, que citou o jornalista Khaled Iskef.

 

 

Leia Também: Mulher dada como morta mexe dedos e ‘ressuscita’ na funerária