O fotógrafo brasílio Rafael Mesquita registrou imagens impressionantes de uma medusa considerada “gigante” na região da ilhota de Montão de Trigo, localizada no litoral setentrião de São Paulo. O feito foi compartilhado em entrevista ao G1, na qual ele detalhou a experiência.
“Vi alguma coisa se mexendo a pouco mais de um metro de profundidade e achei que fosse uma tartaruga. Uma vez que ela não nadava, resolvi verificar mais de perto”, contou o fotógrafo. Rafael também destacou que a chuva estava extremamente fria no momento do registro: “Provavelmente, alguma manante trouxe essa chuva fria junto com esses animais”.
De combinação com o relato, a medusa tinha tapume de 60 centímetros de diâmetro e tentáculos que ultrapassavam os 10 metros de comprimento. O tamanho incomum e a raridade do bicho chamaram a atenção não só do fotógrafo, mas também de especialistas.
Ainda segundo o G1, um professor do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federalista de Santa Catarina (UFSC) comentou que a espécie registrada é considerada extremamente rara. Ele explicou que um estudo científico revelou que, desde 1857, ano em que a espécie foi observada pela primeira vez, existem exclusivamente 63 registros documentados desse tipo de medusa.
Veja o vídeo supra.
Leia Também: Alunos estrangeiros são alertados a voltar aos EUA antes de Trump assumir