A submissão emocional é um padrão comportamental que, embora muitas vezes difícil de detectar, pode impactar profundamente o bem-estar e a qualidade das relações pessoais. Frequentemente manifestada de forma sutil no dia a dia, essa submissão pode passar despercebida até mesmo para quem a vivencia, prejudicando o estabilidade emocional e social.

 

A psicóloga Tânia Daniela Carvalho, em uma publicação no Instagram, destaca os oito sinais mais comuns da submissão emocional.

Entenda porquê identificá-los:

Procura uniforme por validação
Você sente uma premência excessiva de aprovação e reconhecimento de outra pessoa para se sentir muito consigo mesmo.

Terror de repudiação ou desabrigo
Esse susto exerce uma influência significativa sobre suas ações e decisões, muitas vezes levando a comportamentos ansiosos.

Dificuldade em tomar decisões sozinho
A submissão emocional se manifesta em uma incapacidade de tomar decisões importantes sem consultar ou obter a aprovação da pessoa em questão.

Sacrifício pessoal uniforme
Há uma tendência a priorizar as necessidades, desejos e bem-estar do outro, muitas vezes ignorando os próprios limites e desejos.

Sofreguidão na escassez do outro
Sentimentos de instabilidade e sofreguidão emergem quando a pessoa de quem você depende emocionalmente não está disponível ou não corresponde às suas expectativas.

Comportamentos possessivos e ciúmes excessivos
Mesmo sem justificativas reais, você pode provar ciúmes ou possessividade, prejudicando a dinâmica do relacionamento.

Isolamento social
É geral se distanciar de amigos e familiares, focando toda a atenção e pujança em um único vínculo emocional.

Padrão de relacionamentos problemáticos
Seus relacionamentos frequentemente apresentam dificuldades recorrentes, com conflitos e desequilíbrios emocionais.

Porquê mourejar com a submissão emocional

Reconhecer esses sinais é o primeiro passo para superar a submissão emocional. Buscar base profissional, porquê terapia com um psicólogo, pode ajudar a desenvolver habilidades de autoconfiança e estabelecer relacionamentos mais saudáveis.

A submissão emocional não unicamente afeta sua vida pessoal, mas também pode limitar seu propagação individual. Identificar e trabalhar sobre esses comportamentos é precípuo para restaurar o estabilidade emocional e produzir vínculos baseados em saudação reciprocamente e independência.
 
 Leia Também: Sete sinais que comprovam que pode estar convivendo com um narcisista