O chá diurético que facilita a digestão e reforça o sistema imunológico

O chá de boldo, prestes a partir das folhas da vegetal Peumus boldus, é sabido por suas propriedades medicinais. Ele auxilia na digestão, combate a constipação, cólicas e gases, além de fortalecer o sistema imunológico, desintoxicar o fígado, ter efeito diurético, propriedades antioxidantes e ação anti-inflamatória.

 

“É uma infusão medicinal muito tradicional. As folhas concentram a maior segmento dos compostos bioativos benéficos, porquê a boldina, além de frações ricas em alcaloides e flavonoides com capacidade antioxidante”, explica o nutricionista Leandro Rodrigues da Cunha ao Metrópoles.

Porquê preparar o chá de boldo

Para fazer o chá, siga estas etapas:

Ferva 500 ml de chuva.
Ao levantar fervura, desligue o queima e adicione uma colher de folhas de boldo picadas (secas ou frescas).
Tampe o recipiente e deixe em infusão por cinco a dez minutos.
Coe e consuma em seguida.

Recomendações e cuidados

Apesar dos inúmeros benefícios, o consumo de chá de boldo deve ser moderado, com o limite de uma a duas xícaras por dia. É importante evitar o uso contínuo por longos períodos sem comitiva médico, pois isso pode promover danos ao fígado.

Aliás, o chá de boldo é contraindicado para pessoas com doenças hepáticas, porquê hepatite ou cancro de fígado, inflamações das vias biliares, consumo excessivo de álcool, crianças, gestantes e lactantes. O uso inadequado pode trazer riscos, por isso é fundamental consultar um médico antes de incluí-lo na rotina.
 

Leia Também: Bebidas que engordam: opções surpreendentes que podem sabotar sua dieta