Fotos: Jéssica Palma – Secom
A fanfarra da E. M. “Dr. Getúlio Vargas” foi recebida com aplausos na quadra da unidade, na manhã desta terça-feira (26). Isso porque o grupo conquistou o primeiro lugar no Campeonato Brasílico de Bandas e Fanfarras 2024, que aconteceu no último domingo (24 de novembro) na cidade de Sustento (SP), com a participação de 46 corporações musicais, e recebeu uma homenagem do município pelo título de campeã.
Em seguida vencer a lanço estadual, realizada em setembro deste ano, a fanfarra, composta por estudantes do ensino fundamental da escola, competiu a nível pátrio na categoria infantil, na modalidade de Orquestra de Percussão com Liras. “O sentimento é de felicidade e orgulho por saber que nossa cidade tem a melhor fanfarra do Brasil. Hoje parabenizamos não só os alunos, mas também toda equipe que colaborou para que trouxessem o título a Sorocaba”, disse o prefeito Rodrigo Manga, no momento da homenagem.
Conduzida pelo maestro Bruno Reis, a fanfarra foi reativada no último ano de 2023 por meio do projeto “Educasom”. Segundo o regente, a preparação para campeonatos teve início depois a participação do grupo em festivais fora da cidade. “O projeto foi contemplado pelo edital da Lei Paulo Gustavo e, com os recursos contratamos professores para fazer um trabalho mais técnico e profissional. Com certeza esse é um momento que as crianças levarão para o resto da vida”, declarou.
A homenagem contou com a presença de familiares orgulhosos. Entre eles estavam Douglas Correia e Luciana Pezzatto, pais de Valentina Correia, aluna do 6º ano da E. M. “Dr. Getúlio Vargas” e limite da fanfarra. “A Valentina já faz ginástica artística e estar no grupo foi uma realização, ela adora o que faz. Foi emocionante ver essa vitória pois essas crianças têm muita garra, não é só dançar, eles não faltam dos treinos, o projeto é uma vez que uma válvula de escape para eles”, declarou Luciana que, além de mãe de uma das integrantes, também participa do projeto na equipe de pedestal.
“A fanfarra, sob a regência do maestro Bruno, elevou ainda mais o município de Sorocaba. Essa iniciativa, além de oportunizar o contato das nossas crianças com a música ensina princípios de disciplina e dedicação, conduzindo os estudantes às práticas extracurriculares que colaboram não exclusivamente ao incremento artístico, mas também à formação cidadã”, concluiu o secretário da Secretaria da Instrução (Sedu), Clayton Lustosa.