O Manchester City perdeu seus últimos cinco jogos e, depois de muito tempo, virou meta de críticas. A período ruim contrasta com a queda de rendimento de Haaland, que anotou somente uma vez no período. O técnico Pep Guardiola saiu em resguardo de seu bombeiro, disse que a período seria muito pior sem o norueguês e mostrou crédito em desencanto nesta terça-feira, quando o time recebe o Feyenoord pela Liga dos Campeões.
Na visão de Guardiola, Haaland é o menos culpado na período ruim da equipe. “Ele encontra o meta. Às vezes, o goleiro o defende. A culpa não é de Erling. Sem Erling, estaríamos com mais problemas”, disse Guardiola nesta segunda-feira, lamentando os desfalques por lesão.
“Sem alas, temos quatro ou cinco, mas exclusivamente um disponível, complica. Phil (Foden, meia-atacante) foi muito produtivo na temporada passada e esta temporada tem lutado com alguns problemas e algumas lesões”, afirmou o treinador, vendo peças importantes aquém do esperado.
Guardiola quer mais aparição dos demais atacantes. “Depois de Erling, temos John (volante), Josko (Gvardiol, zagueiro) e Kovacic (meia) uma vez que artilheiros, isso não é normal. Temos que sobreviver. Temos que produzir mais chances”, cobrou. “Temos sorte de termos Erling. Em cada jogo ele tem três ou quatro chances. Um dia ele vai marcar dois ou três, uma vez que tem feito desde que chegou”, frisou, sobre os 15 gols em 35 da equipe na temporada.
O técnico ainda disparou contra os críticos ao norueguês. “Diga-me um time que não dependeria de Erling marcando gols? A Noruega também depende de Erling?”, questionou. “Haaland marcou 15 dos nossos 35 gols em todas as competições em 2024/25. Tendo começado a temporada em forma incrível, chegando a 10 gols no Campeonato Inglês em exclusivamente cinco jogos.”
O espanhol foi além. “Eu nunca vi um jogador na minha vida querer ter um desempenho ruim para sua família, seus companheiros, os torcedores, o clube. Ninguém quer isso. Quando um jogador vai lá na frente de 60 milénio pessoas, ele quer ter um bom desempenho, mas às vezes, por muitas razões, é mais difícil”, explicou.
E admitiu que vem se cobrando por uma melhora da equipe. “Você tem que encontrar um jeito. Quando você começa a perder, e eu disse à torcida, tenho que encontrar um jeito. Eu tenho de encontrar, é meu responsabilidade, minha responsabilidade encontrar uma maneira de ser mais consistente. E nosso jogo será melhor, nós venceremos jogos”, cravou.
Leia Também: Neymar rebate apresentador Fred Bruno após críticas: ‘Esse é um fanfarrão’