Sorocaba sedia 6º Fórum de Educação para as Relações Étnico-Raciais

Fotos: Michelle Alves (Secom) e Sedu

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Instrução (Sedu), em parceria com o Juízo Municipal de Instrução de Sorocaba (CMESO), a Coordenadoria da Paridade Racial da Secretaria da Cidadania (Secid), o Juízo Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e Promoção da Paridade Racial (Compir) e a Percentagem de Trabalho Mista, sediou a 6ª edição do “Fórum de Instrução para as Relações Étnico-Raciais”, neste ano, destacando o tema “Avanços, desafios e perspectivas na Instrução para as Relações Étnico-Raciais enquanto política pública de Estado”.

A lisura do fórum aconteceu na tarde da última segunda-feira (18), no Auditório do Meio de Referência em Instrução (CRE), no Jardim Saira, ocasião a todo o público interessado. As atividades tiveram prosseguimento na terça (19) e nesta sexta-feira (22), no período da manhã com a presença de profissionais da rede de ensino municipal.

A programação desse ano, reproduzida nos três dias de evento, contou com a presença da professora Drª Mariana Martha de Cerqueira Silva, que palestrou acerca do tema “Perspectivas e desafios para as Políticas Municipais de Ações Afirmativas”. Já os professores Odirlei Botelho e Drª Gabriela Beatriz Moura Ferro Bandeira de Souza, coordenadores da Percentagem de Trabalho Mista, apresentaram sobre “Avanços, desafios e perspectivas na Instrução para as Relações Étnico-Raciais (ERER) no município de Sorocaba”.

“A puerícia é um período precípuo para o manobra da instrução antirracista. Todos os anos, a Sedu proporciona essa programação voltada principalmente à discussão do tema e sobre porquê esse compromisso tem sido aplicado na instrução da nossa cidade. É gratificante realizar mais uma edição que reforça o debate das relações étnico-raciais”, destacou o secretário da Instrução, Clayton Lustosa.

Outro palestrante convidado foi o professor Daniel Tadeu M. dos Santos Merlin, que participou com o tema “Protocolo de Prevenção e Combate ao Racismo nas Escolas Rede Pública Municipal de Sorocaba”. Os presentes também puderam conferir as colaborações dos professores Me. Adilene Ferreira Roble Cavalheiro, Drº Diogo Bandeira de Souza e Drª Rosana Oliveira Rocha, que apresentaram conteúdos sobre “Categorização Raça/Cor, Critérios de Seleção de Materiais ERER e Avaliação Institucional ERER”.

Além das discussões, os profissionais da instrução conferiram produções artísticas que incluíram uma apresentação músico com Rose Oliveira, brincadeiras africanas com o grupo Cardim de Histórias, apresentação cultural com o grupo Mulheres Pretas Contam o Mundo e contação de histórias “A bailarina que pintava suas sapatilhas” com a professora da rede, Mariana Fontoura. “Essa contação, traz a história de uma bailarina negra, um projeto pretérito para toda a escola e comunidade. Foi muito rico e emocionante receber o retorno das nossas crianças, que se sentiram representadas por meio da atividade”, ressaltou Mariana.

“Foram três dias intensos e de muito estágio. Respeitar as ações e projetos desenvolvidos pelas instituições educacionais que fizeram suas apresentações no 6° Fórum, mostra que muitos avanços estão sendo conquistados e temos as melhores perspectivas para ampliar essa rede de referências voltadas a Instrução Antirracista”, concluiu a  gestora de Desenvolvimento Educacional, Danila Paschoine Firmino.