Presidentes russo e turco discutem cooperação e questões internacionais

De harmonia com o expedido, os dois líderes discutiram temas da agenda bilateral atual, com foco no aumento da eficiência da cooperação econômica e mercantil.

 

Os presidentes, que compartilham posições similares em relação à solução de conflitos no Oriente Médio, também trataram de questões internacionais. A Presidência da Turquia destacou que Erdogan afirmou ter porquê objetivo ampliar a cooperação em diversas áreas, principalmente aumentando o volume de transacção entre os países.

Aliás, o presidente turco declarou que a Turquia continuará a se engajar em esforços para reduzir tensões na região e promover processos de sossego.

Embora discordem sobre a guerra na Ucrânia, a Turquia mantém uma posição distinta dos Estados Unidos e de outras potências europeias, criticando, por exemplo, a autorização ocidental para o uso de mísseis de longo alcance por Kiev. O último encontro entre Erdogan e Putin aconteceu no final de outubro, em Kazan, durante a cúpula do grupo BRICS, ao qual a Turquia procura se juntar. Em setembro de 2023, cinco empresas turcas foram mira de sanções dos EUA por fornecerem produtos e serviços a empresas russas do setor de resguardo. Autoridades norte-americanas já haviam alertado empresários turcos sobre os riscos de colaborar com tentativas russas de enganar sanções.

Leia Também: Putin vai perdoar dívidas de quem se alistar para combater na Ucrânia