O vulcão Sundhnukur, localizado na península de Reykjanes, na Islândia, entrou em erupção nesta quarta-feira (20). Segundo a filial Reuters, nascente é o décimo incidente de atividade vulcânica registrado na região nos últimos três anos.
De concórdia com o Gabinete Meteorológico da Islândia (IMO), o vulcão está expelindo fontes de lava e colunas de fumaça. Imagens impressionantes capturam o momento, destacando a força da natureza na região.
A península de Reykjanes, situada sobre 30 quilômetros a sudoeste da capital islandesa, Reykjavik, não presenciava erupções vulcânicas havia mais de 800 anos, até março de 2021. Desde portanto, especialistas têm alertado que a atividade sísmica na dimensão entrou em uma novidade período, marcada por episódios mais frequentes.
A Islândia, com murado de 400 milénio habitantes, está localizada sobre um ponto quente no Atlântico Setentrião, o que a torna um dos locais mais ativos em termos vulcânicos no mundo. O país registra erupções regularmente, sendo a mais notável nos últimos tempos a do vulcão Eyjafjallajökull, em 2010, que lançou densas nuvens de cinzas na atmosfera e causou o fechamento generalizado do espaço distraído europeu.
Leia Também: Kiev amanhece coberta de neve enquanto tensão na Ucrânia aumenta