Corinthians mira vitória sobre Cruzeiro para dar fim ao risco de Z-4 e sonhar com Libertadores

O Corinthians volta a campo nesta quarta-feira para enfrentar o Cruzeiro, na Neo Química Estádio, pelo Brasileirão. A partida ocorre em horário pouco habitual para jogos no meio de semana, às 11h, em confronto que abre a 34ª rodada do campeonato. O time do Parque São Jorge procura uma vitória diante da torcida para enterrar o risco de rebaixamento e sonhar de vez com uma vaga na Despensa Libertadores.

 

Em arranque surpreendente, o Corinthians emplacou quatro vitórias consecutivas e conseguiu distanciar o fantasma da Série B. Depois de frequentar o Z-4 durante boa segmento do Brasileirão, o time alvinegro ocupa atualmente a 11ª posição, com 41 pontos. Se vencer nesta quarta, fica a exclusivamente um empate de conseguir os 45, número “mágico” para evadir do descenso.

O resultado positivo em Itaquera também pode colocar a equipe alvinegra entre as favoritas na luta por uma vaga na Libertadores. O Cruzeiro, inimigo nesta rodada, abre o G-7, com 47 pontos. O triunfo em moradia deixa os corintianos a exclusivamente uma vitória de conseguir o time mineiro na tábua de classificação. Para isso, os paulistas também precisam torcer por tropeços de Bahia, Vasco e Atlético-MG.

As chances de o Corinthians se qualificar à Libertadores podem ser ainda maiores se o G-7 virar G-8, ou até mesmo G-9. Isso porque a principal competição de clubes da América tem o líder Botafogo e Atlético-MG entre os finalistas, enquanto o Cruzeiro decide a Sul-Americana contra o Racing. Cabe ressaltar que somente uma vaga na Libertadores vai prometer o time do Parque São Jorge na Despensa do Brasil em 2025.

“Fizemos uma preparação muito intensa. Oriente período que tivemos foi bom para aproveitar para treinar para esta reta final. A expectativa é muito grande para o jogo. Vamos voltar para o nosso torcedor. Sentimos saudades por permanecer tanto tempo assim sem jogar”, disse Hugo Souza.

“Vamos buscar os três pontos para manter essa sequência que temos no Brasiliano. Isso é muito importante. Que a gente consiga conseguir o lugar mais cimo provável na tábua para chegar ao objetivo de grandes competições no ano que vem”, afirmou.

Restaurado de dores na lombar, Cacá deve ser titular na zaga alvinegra nesta quarta-feira. Ele deve fazer dupla com Gustavo Henrique. André Ramalho evoluiu fisicamente, mas ainda é incerteza. Félix Torres, servindo a seleção equatoriana nas Eliminatórias, está fora. O volante José Martínez, convocado pela Venezuela, tem poucas chances de entrar em campo.

Pelo lado cruzeirense, a presença do goleiro Cássio é uma incógnita. Considerado um dos maiores ídolos da história do Corinthians, o goleiro poderia reencontrar a torcida alvinegra pela primeira vez em seguida se transferir para o novo clube nesta quarta, mas ele pode ser poupado para a final da Sul-Americana, marcada para sábado, em Assunção, no Paraguai.

Convocado para a seleção brasileira na última Data Fifa, Matheus Pereira cumpre suspensão e não vai estar à disposição do técnico Fernando Diniz. O Cruzeiro venceu exclusivamente uma partida nos últimos oito jogos.

Corinthians e Cruzeiro já se enfrentaram 86 vezes na história, com 34 vitórias para os paulistas contra 31 dos mineiros, além de 21 empates. A equipe alvinegra não sabe o que é perder para o rival sideral jogando em moradia há cinco anos. A última vez ocorreu em 2019, quando os cruzeirenses venceram por 2 a 1 na capital paulista, mas não conseguiram evitar a queda para a segunda separação.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS – Hugo Souza; Matheuzinho, Cacá, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele, Alex Santana, André Carrillo e Rodrigo Garro; Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz.

CRUZEIRO – Anderson; Wesley Gasolina, Zé Ivaldo, Lucas Villalba (João Marcelo) e Marlon; Walace, Lucas Silva, Ramiro (Vitinho) e Mateus Vital; Barreal e Lautaro Díaz. Técnico: Fernando Diniz.

ÁRBITRO – Jonathan Benkenstein Pinho (RS).

HORÁRIO – 11h (de Brasília).

LOCAL – Neo Química Estádio, em São Paulo (SP).

Leia Também: Seleção brasileira volta a jogar apenas em março, em dura rodada das Eliminatórias