Dorival chama laterais Alex Telles e Dodô para jogo da seleção contra o Uruguai

Dorival Júnior resolveu não percorrer riscos. Nesta sexta-feira, o treinador da seleção brasileira convocou de última hora os laterais Alex Telles, do Botafogo, e Dodô, da Fiorentina, para o último jogo do Brasil no ano, contra o Uruguai, na próxima terça-feira, pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Despensa do Mundo de 2026.

O técnico chamou os reforços em razão das baixas recentes do lateral-direito Vanderson e do lateral-esquerdo Guilherme Arana. O primeiro levou o segundo cartão amarelo no empate por 1 a 1 com a Venezuela, na noite de quinta-feira. E Arana sofreu uma estorcegão no tornozelo recta durante o treino de terça, em Belém.

De congraçamento com a CBF, ambos os convocados vão se apresentar à seleção ainda nesta sexta, em Salvador, onde a delegação brasileira desembarcou pela manhã. Na terça, o Brasil enfrentará o Uruguai na Redondel Nascente Novidade, na despedida da equipe pátrio nesta temporada.

Vanderson vinha atuando porquê titular no lado recta. Até a convocação de última hora, havia a incerteza se Dorival optaria por entregar o experiente Danilo à posição de titular contra os uruguaios. No lado esquerdo, o titular é Abner. E Arana era o suplente repentino.

Trata-se da segunda convocação de Telles com Dorival. Depois disputar a Despensa do Mundo de 2022, o lateral voltou à seleção na Data Fifa de outubro. No entanto, havia sido preterido para a convocação para os jogos de novembro.

Dodô, por sua vez, foi chamado pela primeira vez para a seleção principal, posteriormente convocações anteriores para a equipe olímpica. Formado na base do Coritiba, ele tem 25 anos e já defendeu o Shakhtar Donetsk e o Vitória de Guimarães antes de substanciar a Fiorentina a partir de 2022.

Depois o empate de quinta-feira, os jogadores terão o dia de folga e vão se reapresentar no sábado para o almoço. O primeiro treino visando a partida com o Uruguai está marcado para as 17h de sábado, no estádio Barradão.

A partida de terça vai marcar o retorno da seleção à capital baiana. O time não joga na cidade desde junho de 2019, quando empatou sem gols com a Venezuela, na Redondel Nascente Novidade, pela Despensa América. Com o empate fora de mansão, o Brasil soma 17 pontos e ocupa temporariamente a terceira colocação das Eliminatórias Sul-Americanas.