A Lucidez Sintético (IA) integrada no X (macróbio Twitter), conhecida uma vez que Grok, surpreendeu ao indicar o próprio possuinte da plataforma, Elon Musk, uma vez que a pessoa que mais dissemina desinformação no espaço do dedo da rede social.
De concordância com a revista Fortune, a revelação ocorreu posteriormente um usuário chamado Gary Koepnick perguntar ao Grok quem seria o principal propagador de informações falsas no X. Em resposta direta, a IA afirmou: “Com base em várias análises, na sensação das redes sociais e relatórios, Elon Musk foi identificado uma vez que um dos mais significativos disseminadores de desinformação no X desde que adquiriu a plataforma.”
O Grok destacou que Musk publicou diversas postagens criticadas por promoverem ou apoiarem desinformação, principalmente em temas sensíveis uma vez que eventos políticos, eleições, a pandemia de Covid-19 e teorias da conspiração. A IA também enfatizou que a influência de Musk, combinada ao vestimenta de ser o possuinte do X e o usuário com maior número de seguidores, amplifica o impacto de suas ações, podendo gerar consequências no mundo real, principalmente durante períodos críticos, uma vez que eleições.
Grok knows.https://t.co/g7ihWVV507
— Gary Koepnick (@garykoepnick) November 10, 2024
Leia Também: Clube alemão abandona X, acusando rede de ser ‘amplificador de ódio’