O Ministério da Instrução (MEC) antecipou para esta quinta-feira (14) a divulgação dos gabaritos e os cadernos de questões do Revista Pátrio do Ensino Médio 2024 (Enem). Inicialmente, conforme previsto no cronograma solene, a divulgação ocorreria na próxima quarta-feira (20). Na noite de domingo, o ministro da Instrução, Camilo Santana, havia anunciado que o governo federalista anteciparia a publicação dos gabaritos.
O material está disponível no portal do Instituto Pátrio de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os gabaritos estão separados de negócio com as cores dos cadernos de questões provas – virente, cinza, azul e amarelo – e por dia de emprego – 3 e 10 de novembro.
O Inep notifica que uma questão foi anulada na prova de ciências da natureza. Porquê a questão não será considerada para o conta da proficiência dos participantes, o número do item cancelado em cada um dos cadernos de provas é no virente a questão 124; no cinza a questão 100; no azul a questão 129 e no amarelo, a questão 102.
Os gabaritos e os cadernos de questões das provas adaptadas para o leitor de tela livre também estão disponíveis.
Essa tecnologia de acessibilidade a deficientes visuais usa um software de tecnologia assistiva (NonVisual Desktop Access (NVDA) ou desktop de chegada não visual), que lê todo o texto que estiver presente na tela do computador. Por meio de um sintetizador, o programa transforma o texto em fala para possibilitar a notícia ao usuário com deficiência.
O prazo para que os inscritos do Enem 2024 que faltaram a um ou aos dois dias de provas, por problemas logísticos ou por estarem infectados por doenças previstas no edital do revista, termina às 23h59 desta sexta-feira (15).
As novas provas estão agendadas para os dias 10 e 11 de dezembro. O Inep avisa que haverá exclusivamente uma reaplicação do Enem, em dois dias.
Os resultados finais do maior revista do país para chegada ao ensino superior serão divulgados em 13 de janeiro de 2025.
Até o termo de novembro, o Inep apresentará a lista dos estudantes do ensino médio público que receberão a parcela extra de R$ 200 do programa Pé-de-Meia, referente à participação nos dois dias de provas. O valor será depositado na conta poupança do estudante, oportunidade na Caixa Econômica Federalista, e será pago depois a peroração do ensino médio.
Os participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Instrução, puderam fazer o Enem em 2024 gratuitamente.
A edição deste ano foi realizada em 1.753 municípios, em 10.776 locais de provas, em 149.724 salas.
Ao todo, o Enem teve 4.325.960 inscrições confirmadas. No primeiro dia do revista, o Inep registrou 73,4% de candidatos presentes. No segundo dia, 69,4% dos inscritos compareceram aos locais de provas.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da instrução básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de ingresso para a instrução superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas porquê o Programa Universidade para Todos (ProUni).
Instituições de ensino públicas e privadas selecionam estudantes por meio do Enem. Os resultados das provas são usados porquê critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para chegada a auxílios governamentais, porquê o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas com convênio com o Inep para admitir as notas do revista. Os acordos garantem chegada facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a instrução superior em Portugal.
Leia Também: Governo Lula avalia voltar a usar Enem para avaliar alunos do 3º ano, diz ministro