Secretaria da Saúde promove “Fórum de Triagem Neonatal e suas implicações no Aleitamento Materno”

Fotos: Secretaria da Saúde (SES)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realizou, no dia 7 de novembro, o “Fórum de Triagem Neonatal e suas implicações no Lactação Materno” no Salão de Vidro do Paço Municipal.

A discussão foi abordada por meio de mesa redonda com multiprofissionais envolvidos em Triagem Neonatal. A técnica de Enfermagem Sandra Pires, que atua na maternidade do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) abordou sobre fiscalização do pezinho. A neonatologista Dra. Cláudia Gimenes, por sua vez, falou a reverência dos exames e testes do olhinho, orelhinha, coraçãozinho e Ortolani.

A cirurgiã-dentista Dra. Jéssica Flumignan explicou sobre o fluxo municipal da avaliação da linguinha. Quem tratou sobre noção do fiscalização da linguinha e novos estudos sobre a anquiloglossia foi a fonoaudióloga da Policlínica Municipal, Carla Manfredi.

Lucas Villalta, fisioterapeuta osteopata, trouxe a questão do torcicolo Congênito e uma vez que identificar. Foi discutido uma vez que as alterações na Triagem Neonatal podem interferir no Lactação Materno e a valia de ter profissionais capacitados em Manejo de Lactação Materno.

Foi um encontro muito produtivo e enriquecedor a reverência da triagem neonatal, amamentação materno e todo desvelo envolvido para atendimento dos bebês”, pontua a supervisora da Risco de desvelo Saúde da Garoto da SES, Michelle Rodrigues.