O jornal britânico The Guardian anunciou que não publicará mais seus artigos na rede social X (anteriormente conhecida uma vez que Twitter), uma decisão que vinha sendo considerada há qualquer tempo e foi finalizada na semana passada, em seguida a eleição de Donald Trump uma vez que próximo presidente dos EUA, com Elon Musk uma vez que um de seus principais apoiadores.
“Queremos informar nossos leitores que não publicaremos mais em nenhuma conta editorial solene do Guardian na rede social X (vetusto Twitter)”, declarou a publicação britânica em um cláusula explicando a decisão. “Acreditamos que os benefícios de estar no X são agora superados pelos aspectos negativos e que nossos recursos podem ser melhor empregados para promover nosso jornalismo em outras plataformas.”
O Guardian também classificou o X uma vez que “uma plataforma de mídia tóxica” e acusou Elon Musk de usar sua influência para “moldar o exposição político” através da rede social.
Embora não publique mais diretamente na plataforma, o jornal esclareceu que os leitores ainda poderão compartilhar seus artigos no X e que, ocasionalmente, o teor do X poderá ser incorporado em seus artigos ao vivo.
Vale lembrar que o Guardian não é o único veículo de mídia a “dar as costas” ao X. Em 2023, a emissora pública americana NPR também anunciou que não usaria mais a plataforma controlada por Musk.
Leia Também: Trump exclui Melania de ‘foto de família’ com Musk; veja o momento!