Coordenação de Saúde Mental realiza capacitações para profissionais do setor

Fotos: Secretaria da Saúde (SES)

A Coordenação de Saúde Mental, vinculada à Secretaria da Saúde (SES), vem realizando, desde setembro, no Salão de Vidro do Paço Municipal, um ciclo permanente de capacitações mensais para todos os técnicos de enfermagem e cuidadores das Residências Terapêuticas de Sorocaba.

Os profissionais foram divididos em dois grupos para que os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRTs) não ficassem desassistidos no momento das capacitações. A ação tem uma vez que objetivo planejar, determinar e propor a realização de serviços necessários para Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), muito uma vez que supervisioná-los.

“As capacitações são importantes ferramentas que possibilitam o empoderamento profissional, com saber e prática mais articulados para atender à complicação das demandas em saúde, visando compreender um zelo mais integral e humanizado”, explica a supervisora de Saúde Mental da SES, Livia Siviero.

Em setembro, foram abordados temas referentes aos principais desafios encontrados nos SRTs e possíveis ações de promoção de cuidados, assim uma vez que a mudança de paradigma de cuidados entre o Hospital Psiquiátrico e o SRT destacando a urgência um zelo humanizado.

Já em outubro os temas abordados foram cuidados clínicos aos moradores de SRT, sinais de atenção e ações de zelo que necessitam ser ofertados em SRT (cuidados básicos, aferição de sinais vitais, manuseio de sondas, prevenções de queda, manobras de desengasgo, entre outras ações).

Neste mês de novembro a capacitação abordará os cuidados básicos em armazenamento e distribuição de medicação (unitarização e governo de medicamentos: teoria e prática). Em dezembro, o tema discutido será: posicionamento de moradores com dificuldade de mobilidade, mudança de decúbito, prevenção e tratamento de escaras, uso de órteses, além de manuseio e ajustes de instrumentos.

“Esse projeto terá perenidade em 2025, também mensalmente, sempre com objetivo de aprimorar os cuidados aos moradores dos Serviços Residenciais Terapêuticos de Sorocaba”, confirma a supervisora.