O 4º Treinamento São Paulo Sempre Alerta Chuvas de Verão ocorre nesta quinta (7) e sexta-feira (8) em Sorocaba, no auditório da Secretaria da Instrução (Sedu). A capacitação será realizada nas oito regiões do Estado, sendo nesta data as equipes vinculadas à Resguardo Social de 47 cidades da região de Sorocaba participam da capacitação.
A iniciativa é promovida pela Coordenadoria de Proteção e Resguardo Social do Estado de São Paulo, em parceria com seus representantes regionais e com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Resguardo Social de Sorocaba, com o objetivo de capacitar os agentes municipais para atuação nas ocorrências do período de chuvas de verão, reduzindo os riscos de desastres. “Especificamente neste ano o período do pluviátil antecipou, portanto esse momento de treinamento colabora na atuação das equipes regionais. Nós sempre mantemos a corporação empenhada, portanto a iniciativa veio para somar às ações de prevenção que são realizadas na nossa cidade”, ressaltou o Coordenador da Resguardo Social de Sorocaba, Ricardo Armênio.
“As corporações da região exercem um papel importante dentro da Resguardo Social, pois há áreas suscetíveis de deslizamentos e inundações. Os presentes, além de serem responsáveis pelas iniciativas preventivas, atuam uma vez que multiplicadores dessas ações indispensáveis no período de chuvas intensas, mantendo a mobilização da comunidade quanto aos riscos”, disse o capitão Caio Veneziani, da Repartição de Preparação da Resguardo Social do Estado.
O treinamento desta quinta-feira (7) contou com lição enfocando as condições meteorológicas previstas para o próximo periódico de chuvas, conduzida pela meteorologista da Climatempo, Carine Gama. Na ocasião, foram apresentados boletins informativos emitidos pela Resguardo Social do Estado e uma vez que eles devem ser interpretados para o monitoramento de áreas e emissão de alertas à população.
Na sequência, o sargento da Repartição de Preparação da Resguardo Social do Estado, Arthur Tavares, apresentou o Planta Comunitário de Risco, uma silabário que contém orientações para a população em casos de emergência. “Essa utensílio mapeia áreas que necessitam de monitoramento preventivo, garantindo efetividade no trabalho das corporações municipais. A prevenção é mais eficiente que os recursos empregados no que chamamos de resposta e recuperação, depois uma ocorrência”, explicou.
A tarde de capacitação contou, ainda, com instruções de Atendimento Pré-Hospitalar Indispensável em desastres, ministradas pelo sargento Edgar, do Corpo de Bombeiros de Sorocaba, que abordou técnicas de reanimação, triagem de vítimas, transporte e movimentação de vítimas, entre outras ações acerca do atendimento em primeiros socorros.
Também marcaram presença no treinamento, o comandante operacional da Guarda Social Municipal (GCM) de Sorocaba, Régis Alonso; o comandante do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Sorocaba e Coordenador Regional da Resguardo Social, Kleber do Vale; o técnico ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Eduardo de Andrade; e o promotor regional do Meio Envolvente de Sorocaba, Marcelo Silva Cassola.
Foram convidadas equipes dos 47 municípios da região e marcaram presença: Alumínio, Angatuba, Bofete, Boituva, Botucatu, Capela do Cocuruto, Cesário Lange, Guareí, Ibiúna, Itapetininga, Itatinga, Itu, Laranjal Paulista, Mairinque, Monte Cocuruto, Porto Feliz, Pratânia, Salto de Pirapora, São Manoel, São Miguel Arcanjo, Sarapuí , Sorocaba, São Roque, Torre de Pedra e Votorantim. Capivari, Conchal e Santana do Parnaíba integram outra regional e também participaram.
A programação continua nesta sexta-feira (8), com treinamento em estudo de solo e vistoria de campo, baseada nas fases dos Planos Preventivos de Resguardo Social.