PTS e Fadi lançam Grupo de Estudos para auxiliar empresas e startups em questões de direito empresarial

Fotos: PTS

Em uma iniciativa que reforça a conexão entre o envolvente acadêmico, o Poder Público e o setor empresarial, o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), em parceria com a Faculdade de Recta de Sorocaba (Fadi), lançaram o Grupo de Estudos GEPTS. O objetivo é promover intercâmbio para facilitar as empresas residentes e startups do PTS em questões que envolvem o campo jurídico e, sobretudo, a extensão do Recta Empresarial, de forma gratuita.

A apresentação solene do GEPTS foi realizada na tarde de segunda-feira (4), junto de palestra nessa extensão destinada aos representantes de empresas instaladas no PTS, e de visitante técnica de alunos do curso de Recta da Fadi.

A geração do Grupo faz secção de parceria firmada no dia 27 de abril de 2023, entre os envolvidos, e marca um novo capítulo de cooperação mútua, visando impulsionar o conhecimento e a inovação na região.

“Esse concórdia estratégico resultou na geração do GEPTS, formado por alunos do 4º semestre, 3º e 4º anos, que atuam sob a coordenação do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e orientação do professor titular da disciplina de Recta Empresarial, Dr. Luís Inácio Carneiro Rebento”, destaca o professor Oswaldo Akamine Jr., da Fadi.

O GEPTS planeja desenvolver uma série de materiais de pedestal na extensão jurídica, para as atividades das empresas e projetos no PTS, incluindo informativos, cartilhas, vídeos, áudios e imagens. Com esse suporte, busca-se ampliar o auxílio aos empreendedores e fomentar um envolvente inovador no setor tecnológico e empresarial da região. Já os alunos, aprenderão na prática os conceitos do Recta Empresarial.

O presidente do PTS, Nelson Cancellara, pontuou que essa cooperação é relevante, uma vez que muitos empresários do PTS necessitam de orientação nesse campo. “A parceria entre Fadi e PTS representa um progresso na integração entre instrução e mercado, e cria um envolvente de cooperação que beneficia tanto os estudantes quanto o ecossistema empresarial lugar. A expectativa é que leste convênio potencialize projetos inovadores e fortaleça a formação prática dos alunos, preparando-os para os desafios do horizonte profissional no campo jurídico”, disse.

 

Visitante Técnica e Palestra

Os membros do GEPTS também participaram de visitante técnica ao PTS e receberam informações sobre sua estrutura, projetos e ações, transmitidas pelo gerente administrativo da Escritório Inova, gestora do PTS, Giuliano Gueratto.

“Essa experiência permite uma interação direta com os representantes das empresas parceiras, proporcionando tirocínio enriquecedor que complementa a formação acadêmica dos estudantes”, acrescentou o professor titular da disciplina de Recta Empresarial, Dr. Luís Inácio Carneiro Rebento.

Na ocasião, ele ministrou a palestra “Os Desafios do Recta Empresarial para o Empreendedorismo Moderno”. A apresentação destacou aspectos legais fundamentais para novos empreendedores, mostrando detalhes valiosos e propiciando conhecimento àqueles que desejam se estabelecer no mundo dos negócios.

“É mais uma parceria que consolida a chamada tríplice hélice, ou seja, envolve Poder Público, comunidade acadêmica e setor empresarial”, finaliza o presidente do PTS.