Fotos: GCM
A Guarda Social municipal (GCM) de Sorocaba deteve em flagrante, às 16h20 de terça-feira (5), um rapaz de 19 anos de idade que conduzia, pela região médio da cidade, uma motocicleta em que placa estava adulterada com fita isolante.
Uma equipe da GCM realizava patrulhamento pela Rua Francisco Scarpa e notou uma motocicleta de cor prata passando ao lado da viatura. Ao consultar a placa, a numeração seria de um viatura registrado na cidade de Indaiatuba.
O motociclista foi abordado nas proximidades, mais exatamente junto à Rossio Edmundo Valle, na Vila Santana, e constatada a adulteração. Ou seja, a letra “F” tinha sido modificada em “E”, por meio do uso de fita na cor preta.
O condutor foi qualificado e guiado à delegacia, posteriormente ser autuado com base no item 311 do Código de Trânsito Brasiliano (CTB). O representante de plantão determinou a elaboração de Boletim de Ocorrência e ratificou a voz de prisão dada pela GCM. O indiciado permaneceu recluso e teve a motocicleta apreendida.
A Lei 14.562/2023 criminaliza a adulteração de sinais identificadores de veículos, porquê placas, chassi, motor, monobloco, entre outros. O infrator é passível de pena de detenção de três a seis anos ou multa.