E.M. “Quinzinho de Barros” realiza tradicional exposição artística e cultural com o tema “Ler e escrever é florescer!”

Fotos: Secom/ Michelle Alves

A “Expo Quinzinho 2024” é um evento já tradicional da E.M. “Quinzinho de Barros”, no bairro Vila Hortência, na Zona Leste. A atração chegou à sua 10ª edição. Envolvendo os alunos desde o início do ano letivo, logo que é escolhido o tema, o objetivo dessa ação é promover a aprendizagem, interação e diálogo em sala de lição, levando o conhecimento para além da escola, com atividades que podem ser realizadas também em família. Ao término do processo, acontece a exposição, quando toda a comunidade escolar e familiares dos estudantes são envolvidos.

Dessa vez, não foi dissemelhante. Os pais, responsáveis e demais familiares dos alunos puderam conferir a “ExpoQuin”, com o tema “Ler e redigir é florescer!”, resgatando cantigas populares e valorizando a cultura e a literatura brasileira.

Nesta edição, os estudantes puderam recrear com as rimas dos poemas e das poesias, aprender a fazer brinquedos com materiais sustentáveis, submergir na emoção da literatura de Cordel e despertar a curiosidade e a imaginação com os contos de assombração.

Iara Paques Guedes, é diretora na Rede Municipal há 12 anos, sendo da “Quinzinho de Barros” há 3 anos e, por consequência, participou de seu 3º ExpoQuin. “A escola está linda. Os estudantes, professores e a orientadora pedagógica se esmeraram para fazer esse evento. Nesses 3 anos a comunidade participa lindamente, é bonito de ver o engajamento dos pais, eles curtem e acompanham o trabalho das crianças” diz, emocionada.

Orientadora pedagógica da unidade há 11 anos, Priscila Borges Ribeiro Oliveira ficou satisfeita com o resultado do evento. “É o dia de trazer a família na escola para apreciar os trabalhos pedagógicos das crianças e participar desse fechamento de ano, apreciando todo esforço dos professores e das crianças”, diz ela.

Milena Maria Mota dos Santos, do 2º ano participou da exposição e achou tudo muito recreativo. “Eu fiz o plantio de temperos, uma vez que salsinha e cebolinha. O professor nos ajudou a plantar desde o primícias do ano e agora as plantinhas estão muito grandes”, comenta.

Para Natali Bueno Mota dos Santos, mãe da estudante Milena, o orgulho ficou gravado em seu rosto ao ver o projeto da filha e a ação da unidade. “Palato muito da ensino cá da escola, com esse evento anual é verosímil ver o interesse de cada aluno”, conclui, sorrindo.