O Cruzeiro é o primeiro finalista da Despensa Sul-Americana de 2024. Depois tolerar em Belo Horizonte (MG), o time mineiro foi até o estádio La Fortaleza, na Argentina, e com gol de Kaio Jorge, superou o Lanús-ARG por 1 a 0 no segundo e decisivo jogo da semifinal, carimbando a vaga na decisão da competição continental.
No jogo de ida, no Mineirão, houve empate por 1 a 1 e o time brasiliano fechou com a vantagem de 2 a 1 no placar associado. As melhores campanhas do time mineiro tinham sido em 2004 e 2005, quando chegou às oitavas de final.
Com a vitória, o Cruzeiro quebrou uma sequência de sete jogos sem vencer na temporada e Fernando Diniz conquistou sua primeira vitória no comando do clube, em seu sétimo jogo no time mineiro. Foram duas derrotas no Brasílico, para o Fluminense (1 a 0) e para o Athletico (3 a 0). E quatro empates diante de Libertad e Lanús, pela Sul-Americana; Vasco e Bahia pelo Brasílico.
A grande final será disputada em jogo único, no dia 23 de novembro, no Estádio General Pablo Rojas, publicado porquê “La Nueva Olla”, moradia do Cerro Porteño, do Paraguai. O Cruzeiro enfrenta o vencedor do duelo entre Racing-ARG e Corinthians, que jogam nesta quinta-feira. No jogo de ida, em São Paulo, eles empataram por 2 a 2.
O duelo decisivo começou frenético na cidade de Lanús. Logo aos quatro minutos, Marcelino Trigueiro recebeu lançamento de Losada e encobriu Cássio, marcando um golaço para o time da moradia. Entretanto, o VAR viu impedimento do camisa 10 e anulou o gol. Aos 16, foi a vez de Trigueiro cruzar na medida para Cáceres, que de fora da dimensão, tirou tinta da trave.
O Lanús quase balançou as redes aos 30, quando Boggio ficou faceta a faceta com Cássio, e o goleiro brasiliano operou um milagre para salvar o Cruzeiro. O time prateado chegou mais uma vez com risco aos 37, quando Marcelino Trigueiro arriscou de muito longe e a esfera explodiu no travessão. Entretanto, nos minutos finais, o Cruzeiro reagiu de forma mortal. Aos 42, Gabriel Veron arriscou de fora da dimensão e acertou a trave. Três minutos depois, Matheus Pereira lançou Veron, que bateu de cavadinha para resguardo de Losada. No rebote, porém, Kaio Jorge empurrou para o gol e levou o time mineiro em vantagem para o pausa.
Na volta para o segundo tempo, o Cruzeiro adotou uma postura mais defensiva, e não deixou o inimigo reagir nos minutos iniciais. Inclusive, a primeira boa chance foi do time brasiliano, que quase ampliou com Matheus Pereira aos 19, mas Losada salvou.
Nos minutos finais, o Lanús passou a apostar em cruzamentos na dimensão, mas sem objetividade. Assim, o Cruzeiro se segurou até o termo, quebrou a sequência negativa e selou a classificação à próxima tempo. Nos acréscimos, a sorte ajudou o goleiro Cássio, num pontapé desviado e que a esfera tocou em cima do travessão e saiu. Era sinal de que zero mais aconteceria em campo. Não deu outra.
FICHA TÉCNICA
LANÚS 0 X 1 CRUZEIRO
LANÚS – Losada; Juan Cáceres, Izquierdoz, Gonzalo Muñoz e Soler; Gonzalo Pérez (Jonatán Torres), Boggio (Favio Álvarez), Marcelino Trigueiro, Peña Biafore (Leandro Díaz) e Carrera (Aquino); Walter Bou. Técnico: Ricardo Zielinski.
CRUZEIRO – Cássio; William, João Marcelo, Villalba e Marlon; Lucas Romero (Lucas Silva), Walace, Matheus Henrique e Matheus Pereira (Ramiro); Gabriel Veron (Lautaro Díaz) e Kaio Jorge (Zé Ivaldo). Técnico: Fernando Diniz.
GOL – Kaio Jorge, aos 45 minutos do primeiro tempo.
CARTÕES AMARELOS – Izquierdoz e Juan Cáceres (Lanús); Cássio (Cruzeiro).
ÁRBITRO – Juan Benítez (PAR).
RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.
LOCAL – Estádio La Fortaleza, em Lanús (ARG).
Leia Também: Mundial de Clubes 2025: Brasil terá o maior número de representantes na competição