Fotos: Michelle Alves (Secom) e Serpo
A Prefeitura de Sorocaba reuniu, na manhã desta quinta-feira (24), no sexto caminhar do Paço Municipal, representantes das secretarias municipais para dar ininterrupção às ações estratégicas, em decorrência das chuvas intensas registradas na noite quarta-feira (23). As equipes seguem mobilizadas, em ações de monitoramento de pontos e minimização do impacto gerado.
Nesta quinta-feira (24), equipes técnicas reforçam a limpeza de bocas de lobo e canais de drenagem, em locais que apresentaram cimalha volume de chuva, porquê nos bairros: Vila Rica, Parque Vitória Régia, Jardim Guadalupe, Jardim Maria do Carmo, Vila São Pedro, Rossio da Bandeira, além de pontos das Avenidas Ipanema e Itavuvu. O regato Piratininga também receberá novidade limpeza.
Todas as secretarias estão com suas equipes de sobre aviso, para atuar emergencialmente em atividades de rescaldo das chuvas, sinalização de vias ou operações para prometer a mobilidade nos principais corredores e vias da cidade.
A Gestão Municipal, inclusive, mantém um projecto de ação para minimizar possíveis ocorrências, em seguida alerta emitido pela Resguardo Social do Estado de São Paulo. Estão previstas chuvas intensas e rajadas de ventos em diferentes regiões paulistas, inclusive em Sorocaba, até sexta-feira (25).
Nesse sentido, a Resguardo Social orienta a população, sobretudo, a não trafegar em áreas alagadas. Os canais de contato, em caso de emergências, são: o Corpo de Bombeiros (193) ou a Resguardo Social (199).
Há, inclusive, uma Percentagem de Emergência Climática, composta por representantes das secretarias de Governo (Segov); Meio Envolvente, Proteção e Muito-Estar Bicho (Sema); Segurança Urbana (Sesu); Serviços Públicos e Obras (Serpo); Saúde (SES); Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan); Gabinete Médio (SGC); Informação (Secom); Relações Institucionais (Serim) e do Serviço Autônomo de Chuva e Esgoto (Saee). O grupo é responsável por formular e executar ações estratégicas e operacionais para o enfrentamento de situações do tipo, com foco na coordenação intersetorial e otimização de recursos.
Independente disso, a Resguardo Social de Sorocaba segue permanentemente de prontidão, em esquema de plantão 24 horas, para atender prontamente quaisquer eventuais ocorrências no município, principalmente aquelas decorrência de alertas meteorológicos. A equipe, inclusive, é responsável no município pela implementação da Operação Projecto Verão, realizada anualmente, de 1º de dezembro a 31 de março.
A Resguardo Social considera Fundamental que a população colabore, prevenindo incidentes em épocas de chuvas. Se a extensão é suscetível a inundação, por exemplo, os moradores são orientados a escoltar a previsão do tempo e, em caso de chuvas fortes, procurar abrigo em sítio mais cimalha e seguro. Mais orientações estão disponíveis em: http://www.spalerta.sp.gov.br/.