Em quatro anos, Sorocaba avança 13 posições em ranking de cidades mais inteligentes e conectadas do País

 

Foto: Arquivo/Secom

Município também é o terceiro melhor no Estado em tecnologia e inovação, aponta estudo de empresas do ramo, em parceira com a Connected Smart Cities

 

Sorocaba subiu da 32ª posição para a 19ª no País, no período de exclusivamente quatro anos, entre 2020 e 2024, e é a terceira no Estado em avanços relativos à tecnologia e inovação. O levantamento faz segmento de estudo realizado pelas empresas Necta e Urban Systems, em parceria com a Connected Smart Cities. O objetivo é apresentar as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. Além do destaque na categoria, a cidade também conquistou o 25º lugar no País, no levantamento universal.

O estudo, que está em sua décima edição, mapeou 656 municípios com mais de 50 milénio habitantes no País, e abrange 11 eixos temáticos. Dentro da categoria de Tecnologia e Inovação, são avaliados 15 indicadores voltados a empreendedorismo e inovação, tecnologia, serviços públicos, soluções para os cidadãos, mobilidade, urbanismo, vigor, segurança e governança.

Entre eles, estão a velocidade média das conexões contratadas, ligamento ótica, moradores com cobertura 5G, empregos formais em nível superior, densidade de margem larga fixa, empregos no setor de Tecnologia da Informação e Notícia (TIC), bilhete eletrônico transparente, semáforos inteligentes, cadastro imobiliário, sistema de iluminação inteligente, núcleo de controle e operações, desenvolvimento das empresas de tecnologia, parques tecnológicos, incubadoras e atendimento ao cidadão por aplicativo ou site.

Sorocaba, no ranking de Tecnologia e Inovação no Estado, está detrás exclusivamente de Campinas e São Paulo e, no País, posteriormente prosseguir treze posições, está avante de capitais, porquê Cuiabá (MT), Palmas (TO), Natal (RN), Maceió (AL), além de cidades de mesmo porte, porquê São José dos Campos, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

“Estamos avançando, cada dia mais, na dimensão da inovação e da tecnologia, e ficamos muito satisfeitos com esse reconhecimento indicado pelo ranking, colocando Sorocaba avante de grandes capitais brasileiras. Nossa cidade vive um momento feliz, em pleno desenvolvimento, e esse é o resultado do trabalho de todos”, aponta o prefeito Rodrigo Manga.

O presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, destaca o esforço contínuo na implementação de políticas que promovem o empreendedorismo e a inovação no município. “O Parque Tecnológico de Sorocaba é uma estrutura de inovação por vantagem. A nossa principal missão é a capacidade de integrar, de forma orgânica, todo o desenvolvimento tecnológico de Sorocaba e região”, ressalta.

Segundo ele, nos últimos quatro anos, ações, programas e projetos têm sido implementados nessas áreas, tendo o PTS contribuído de forma significativa para esse progressão e reconhecimento. Inclui-se, ainda, a atração de empresas do segmento para dentro do ecossistema do PTS, gerando trabalho, renda e qualidade de vida. “Sorocaba tem construído para sua população uma cidade cada vez mais sustentável, humanizada, inovadora e inteligente”, complementa Rodrigo Manga.

 

Cidade sustentável, humanizada, inovadora e inteligente

Entre as boas práticas que a cidade de Sorocaba adotou nesse período, foi realizado, em abril de 2023, no PTS, o “Fórum Sorocaba 2050 – Construímos hoje a Sorocaba do amanhã”. Posteriormente dois dias de debates, foi elaborada uma missiva ocasião do Poder Público, iniciativa privada, instituições de ensino e instituições de ciência e tecnologia. Quanto aos temas tratados ao longo do fórum, houve o comprometimento de desenvolver e implementar projetos e iniciativas alinhados ao noção de Cidades Inteligentes, até 2050.

Naquela ocasião, a Prefeitura e o PTS lançaram o programa “Sandbox Sorocaba”, tornando a cidade um envolvente de testes para soluções tecnológicas inovadoras. O projeto foi criado por meio da Lei nº 12.682/2022, regulamentada pelo Decreto nº 27.727/2023.

Sorocaba também tem adotado o uso de tecnologias que impactam diretamente nos serviços prestados à população. Uma delas é o aplicativo “Agenda UBS Sorocaba”. Pelo dispositivo, é verosímil realizar o agendamento on-line de consultas médicas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de acessar dados cadastrais do paciente e verificar o histórico de atendimentos.

Na Ensino, a cidade fez ampla modernização tecnológica, com a entrega de equipamentos de informática, porquê tablets, notebooks e Chromebooks para alunos e professores da rede municipal, além da instalação de lousas digitais nas escolas. Foi adquirida, também, a plataforma Google for Education, um conjunto de ferramentas que contribui na interação entre professores e estudantes, além de implantar os “Espaços Maker” nas unidades de ensino, que estimulam a inovação e o uso de novas tecnologias entre os alunos.

Em paralelo, Sorocaba moderniza toda a iluminação dos espaços públicos, trocando os dispositivos comuns por tecnologia de LED e com telegestão, tornando o sistema mais eficiente. Há, inclusive, prédios públicos que contam com sistema de geração de vigor fotovoltaica, propiciando economia aos cofres do município. A frota de ônibus também tem se modernizado, dispondo de rede de intenet sem fio, ingresso para carregamento de eletrônicos e ar-condicionado e, atualmente, três veículos 100% elétricos e ambientalmente corretos estão em operação e já há projeto de ampliar esse número.

Outro pormenor é que nas placas de obras do Poder Público há QR Code redirecionando para o site da Prefeitura (sorocaba.sp.gov.br/obras), para que a população acompanhe todas as etapas desse e outros trabalhos em desenvolvimento.