O evento está na sua 3ª edição e segue até esta sexta-feira (25) com diversas atividades e exposição de projetos desenvolvidos pelos estudantes da unidade
A E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira”, que integra a rede municipal de ensino da Prefeitura de Sorocaba, realizou nesta terça-feira (22), a fenda da 3ª Semana da Cidadania e Sustentabilidade da escola. A programação peculiar segue até esta sexta-feira (25) com palestras, oficinas, exposições, contação de histórias, além da arrecadação de óleo de cozinha usado para produção de sabão ecológico.
A iniciativa acontece em parceria com o Coletivo Lixo Zero Sorocaba e com o Núcleo de Inovação da Ensino Básica Paulista (CIEBP), implantada com o objetivo de incentivar ações sustentáveis e compartilhar hábitos que contribuem para o meio envolvente.
A conscientização dos estudantes acontece por meio de diversas atividades realizadas ao longo do ano letivo, que já rendeu à E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira” uma homenagem na Câmara Municipal, em 2023, com o certificado “Selo Camarada Lixo Zero” em razão dos projetos de sustentabilidade realizados em 2022 na unidade escolar.
“Com o projeto, conseguimos ver a ensino que as crianças estão recebendo ultrapassando os muros da escola e chegando até as famílias. É importante que esse conhecimento, e a mensagem que essa semana carrega, alcance todas as famílias. Com as atividades plantamos uma semente em cada mansão e garantimos que o conhecimento não fique só na escola, mas que tome conta de toda sociedade”, destacou o diretor da unidade Alex Sandro Lucas dos Santos.
O evento de fenda contou com a versão em Libras da música “Aquarela”, de Toquinho, realizada pela professora Roberta Santos. Logo posteriormente, os presentes foram surpreendidos com uma apresentação dos alunos do 5º ano da música “Esquina de um povo de um lugar”, de Caetano Veloso, seguida de uma mensagem em referência a semana de conscientização sustentável.
A programação peculiar desta terça-feira (22) incluiu a palestra “A relevância do transporte público”, ministrada por Marcelo Skrotzky, do BRT Sorocaba, que apresentou os benefícios do transporte coletivo, considerado uma opção sustentável que garante a mobilidade urbana e contribui na redução de veículos nas ruas.
Aliás, os pais e membros da comunidade puderam conferir exposições confeccionadas pelos próprios alunos. Wellington Alves é pai de Bernardo, do 2º ano, e acompanhou o pequeno na mostra de mudas. “É muito bom ver a preocupação que a escola tem com a formação das crianças. Nós gostamos muito de participar”, disse.
A professora do 2º ano, Maria Jailma, que acompanhou a exposição de mudas, reconhece os efeitos positivos da iniciativa no desenvolvimento dos alunos. “As aulas práticas têm grande participação das crianças, eles ficam mais críticos, curiosos e ativos, despertando o espírito pesquisador. Apesar de pequenos, com as atividades eles conseguem observar além da teoria, uma vez que o desenvolvimento do próprio plantio”, explicou.
“O trabalho realizado pela escola mostra comprometimento com a comunidade. Todos os ensinamentos sobre sustentabilidade podem ser aplicados em pequenas ações da rotina da própria família, ofertando momentos de muita interação e troca de conhecimentos”, ressaltou a gestora de Desenvolvimento Educacional da Secretaria da Ensino (Sedu), Flávia Arruda Costa, que esteve acompanhada da também gestora Patrícia Justo. Aliás, o vereador Ítalo Moreira, responsável pela premiação “Selo Camarada Lixo Zero” da escola, também participou da fenda.
Entre as atividades da semana organizada para os alunos, estão programadas oficinas de metareciclagem, produção de sabão com reaproveitamento de óleo, produção de cofres com garrafa pet, produção de enfeites natalinos com caixa de leite.
A população pode colaboram com a arrecadação de óleo de cozinha usado. A doação deve ser entregue na própria E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira”, localizada na Rua Mobil Lopes de Oliveira, 51, no Jardim Santo Amaro, Zona Setentrião.
Fotos: Michelle Alves – Secom