Ação educativa da Resguardo Social orienta população sobre porquê proceder em caso de chuvas intensas

Fotos: Sesu

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) e sua Resguardo Social, realizou ação preventiva nesta sexta-feira (18), em decorrência da Semana de Redução de Riscos e Desastres no Estado de São Paulo. Na ocasião foram entregues panfletos informativos à população, na região mediano da cidade, para conscientizar sobre os riscos associados ao período de chuvas.

Agentes da Resguardo Social de Sorocaba estiveram em pontos nas proximidades da Rossio da Bandeira, para explicar à população o que fazer em caso de desastres naturais, porquê enchentes e deslizamentos, durante o período de chuvas. O material pedagógico, que foi fornecido pela Resguardo Social do Estado, também enfoca os cuidados que se devem adotar nesse período, porquê a manutenção de calhas e não trafegar em áreas alagadas, dentre outros.

Segundo o Coordenador Municipal de Proteção e Resguardo Social de Sorocaba, Ricardo Armênio, a ação visa promover um diálogo direto com os cidadãos, reforçando a valia da prevenção e da preparação para minimizar danos e proteger vidas.

A iniciativa também ressalta os canais de contato que, em caso de emergências, a população deva acionar. São eles: o Corpo de Bombeiros (193) ou a Resguardo Social (199). “A participação da população é importante para que todos estejam informados e prontos para agir em situações de emergência”, complementa.

Excepcionalmente neste término de semana, todas as Casas do Cidadão, com exceção da unidade do Recinto Cianê Shopping, permanecerão abertas 24 horas até domingo (20), para protecção das famílias que vivem em superfície de risco. Lá, a triagem dessas famílias será realizada pela equipe da Secretaria da Cidadania (Secid) que, posteriormente, encaminhará os desabrigados, decorrentes de alagamentos de suas residências, para hotéis.

Essa medida integra um projecto de ação da Prefeitura de Sorocaba para minimizar possíveis ocorrências decorrentes de alerta emitido pela Resguardo Social do Estado de São Paulo, que aponta risco de tempestades e rajadas de ventos em diferentes regiões paulistas, inclusive em Sorocaba, entre esta sexta-feira (18) e domingo (20).