Foto: GCM
A Prefeitura de Sorocaba realizou operação integrada, na noite de quarta-feira (16), para coibir o soído censurável emitido por escapamento de motocicletas. A ação ocorreu no bairro Lopes de Oliveira, na Zona Setentrião da cidade. Ao todo, 21 motos foram abordadas e 25 autuações emitidas, sendo oito por infração ambiental. Três motocicletas acabaram apreendidas, devido a irregularidades.
Essa iniciativa ocorre periodicamente e é promovida pela Secretaria do Meio Envolvente, Proteção e Muito-Estar Bicho (Sema), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Guarda Social Municipal (GCM), ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu).
O principal objetivo é coibir a poluição sonora, causada pelos escapamentos desregulados de motocicletas, o que gera incômodo e potenciais danos à saúde da população, uma vez que estresse, cansaço, dor de cabeça, dentre outros.
A equipe da Sema vistoriou sete motos e emitiu oito autuações ambientais, depois avaliação com o uso do equipamento sonômetro, no valor de R$ 3.099,52 (Lei Municipal nº 11.367/2016), cada.
Em contrapartida, os agentes de trânsito da Semob e da GCM emitiram 17 multas, por irregularidades com base no Código de Trânsito Brasílio (CTB) e apreenderam as três motocicletas.
A Prefeitura de Sorocaba disponibiliza, de forma permanente, pesquisa on-line para identificar as principais vias com maior incidência desse tipo de poluição sonora. Os locais são repassados às autoridades de segurança, para planejamento das próximas ações integradas. Para participar da pesquisa, basta acessar o formulário no link: https://tinyurl.com/pesquisaruidomotocicleta.