Um varão russo foi resgatado em seguida passar 67 dias à deriva em um embarcação inflável no mar de Okhotsk, no Pacífico ocidental. O resgate aconteceu na segunda-feira, mas, infelizmente, seu irmão e sobrinho, que também estavam na embarcação, não sobreviveram à travessia.
Identificado pela prensa russa uma vez que Mikhail Pichugin, de 46 anos, o sobrevivente foi encontrado por uma embarcação de pesca, conforme noticiado pela Sky News. Em agosto, Mikhail partiu com seu irmão, Sergei Pichugin, de 49 anos, e seu sobrinho, Ilya, de 15 anos, em uma viagem para observar baleias nas ilhas Shantar, um arquipélago no Extremo Oriente Russo.
Posteriormente o trio não retornar à ilhota de Sakhalin, buscas foram realizadas, mas sem sucesso. Quando Mikhail foi resgatado, os corpos de seu irmão e sobrinho ainda estavam no embarcação. Ele, que pesava somente 50 quilos no momento do resgate, foi encontrado à deriva a respeito de 1.000 quilômetros de seu ponto de partida, próximo à península de Kamchatka.
#Russia: Vessel found drifting in the Sea of Okhotsk with several people on board
In the Sea of Okhotsk, a fishing ship accidentally came across a drifting catamaran. Sergei Pichugin, 49, along with his brother Mikhail, 46, and son Ilya, 15, disappeared in August after setting… pic.twitter.com/8V0VeTIIOK
— Belsat in English (@Belsat_Eng) October 15, 2024
O embarcação inflável, com 4,7 metros de comprimento e 2,2 metros de largura, foi localizado pelo navio pesqueiro Querubim no dia 14 de outubro. Mikhail, que trabalhava uma vez que motorista na ilhota de Sakhalin, havia convidado seu irmão e sobrinho para uma visitante e uma excursão para ver baleias.
Segundo Alexei Arykov, capitão do embarcação que realizou o resgate, Mikhail foi encontrado em estado grave, desnutrido, mas consciente. “É um milagre”, afirmou Ekaterina, esposa de Mikhail, que acredita que o peso inicial de 100 quilos de seu marido pode ter sido um fator que o ajudou a sobreviver.
As autoridades russas abriram uma investigação sobre possíveis violações das regras de transporte marítimo, que podem ter contribuído para a morte de duas pessoas de forma imprudente.
Leia Também: Abóbora gigante bloqueia estrada e ‘ataca’ policiais nos EUA; veja