X registra subida de downloads posteriormente desbloqueio

O X (ex-Twitter) voltou a figurar entre os aplicativos mais baixados do Brasil. Na quarta-feira, 9, data do desbloqueio, a rede teve 49 milénio downloads, segundo levantamento da Mobile Time junto à AppMagic.

 

A vaga de downloads seguiu subida no dia seguinte. O app foi baixado 54 milénio vezes na quinta-feira, 10, e em quatro dias de operação, o X saltou da 861ª posição entre os apps mais baixados do Brasil para a 21ª.

A notícia de que a liberação estava próxima fez o volume de downloads aumentar de 6 milénio para 21 milénio entre segunda e terça-feira, dias que antecederam o desbloqueio. Antes disso, a rede de Elon Musk registrava menos de dez milénio downloads diários em média.

O bloqueio

Os embates entre o ministro do Supremo Tribunal Federalista (STF) Alexandre de Moraes e Elon Musk começaram no início deste ano, quando o bilionário acusou o Ministro de increpação. Em 17 de agosto, posteriormente o escritório do X ser fechado no Brasil, o juiz intimou Musk a indicar um representante lícito no País em 24 horas, o que não aconteceu. O X foi suspenso totalmente em 28 de agosto.

Embora o bilionário tenha desafiado as ordens de Moraes, a plataforma passou a satisfazer todas as decisões, muito uma vez que remunerar as multas impostas pelo STF.

Outras plataformas

O Bluesky foi o aplicativo que mais se beneficiou do vácuo deixado pelo X, porém foi a plataforma que mais sofreu com sua volta. Na segunda-feira foram registrados 60 milénio downloads, enquanto, na quinta somente 6 milénio.

Por sua vez, o Threads, que tem pedestal irrestrito do Instagram, continua supra dos dois concorrentes. A rede de propriedade da Meta, registra mais de 100 milénio downloads por dia no Brasil e sempre está entre os dez mais baixados. Foram 109 milénio instalações na quinta-feira, mesmo com o X já desbloqueado.