Para comemorar o natalício de 56 anos do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” (20 de outubro), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Envolvente, Proteção e Muito-Estar Bicho (Sema), realiza, neste termo de semana (19 e 20), uma programação privativo, com a “Visitante aos bastidores do Zoo”, atividade “De qual bicho é isso?”, além do tradicional “Parabéns para os animais do Zoo”, com entrega de “bolos” e “presentes” a seis espécies.

A programação, que também comemora o Dia do Sauim-de-coleira (20 de outubro), tem porquê objetivo fazer com que o público se sinta mais perto não só do Zoo e dos animais, mas também da natureza, descobrindo que, além de um espaço de lazer, o parque municipal desempenha importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar bicho e ensino ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

Inaugurado em 20 de outubro de 1968, o Zoológico “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos da América Latina e um dos principais cartões-postais de Sorocaba. O parque municipal possui tapume de 1.000 animais, de 250 espécies. Dos seus 150 milénio metros quadrados, 17 milénio são ocupados por um lago e outros 36 milénio por vegetação originário da Mata Atlântica.

No sábado (19), às 9h40, às 10h40 e às 11h40, os visitantes terão a oportunidade de saber um pouco da rotina dos funcionários do Zoo, por meio de visitante monitorada. Eles terão a oportunidade de saber o Setor de Nutrição (responsável por elaborar e prometer que os animais recebam uma sustento balanceada e de concórdia com as suas necessidades) e o Setor de Biologia e Veterinária (voltado à saúde e bem-estar dos animais).

Os interessados em participar devem estar presentes no dia, horário e sítio da atividade. Será permitida a ingressão de 20 pessoas, por vez, e a participação será por ordem de chegada. O ponto de encontro será em frente ao recinto das antas.

Outra atração no sábado (19), das 9h às 12h30, será a atividade lúdico-educativa “De qual bicho é isso?”, em frente ao serpentário. O público poderá ver de perto itens porquê peles, dentes e ossos, entre outros, e será convidado a deslindar qual é a espécie relacionada ao item e saber curiosidades sobre ela e o representante dela que vive no “Quinzinho de Barros”.

No domingo (20), seis espécies não ficarão de fora de uma típica comemoração de natalício e serão homenageadas com “bolos” e “presentes” especiais. O primeiro bicho a lucrar “parabéns” será o sauim-de-coleira, às 10h. Em seguida, às 11h, lhamas, avestruz e jabuti serão homenageados. O terceiro bicho a lucrar o enriquecimento ambiental será a onça-pintada, às 12h. Para finalizar, às 13h, o zoo presenteará a irara.

Chamados de “enriquecimento ambiental”, na verdade são mantimentos e objetos preparados de forma privativo pelos tratadores dos animais e pelo Setor de Nutrição do Zoo, com o intuito de proporcionar um pouco de “diversão” a eles. O público que estiver no zoo nessa data acompanhará de perto a entrega e vivenciará um momento mais que privativo, em frente ao recinto de cada bicho.
O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é cândido de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h.

Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos, e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até cinco anos, idosos supra de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa requisito, são isentos de pagamento do ingresso.