SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Os dois voos da FAB que repatriaram brasileiros do Líbano também trouxeram 77 estrangeiros, segundo dados obtidos pelo UOL.
Parentes próximos de brasileiros entraram na lista de passageiros. Mais de 450 pessoas já foram transportadas pela FAB, entre nacionais e estrangeiros, desde a escalada no conflito entre Israel e o Hezbollah. Ou por outra, seis animais de estimação viajaram juntos aos donos.
Também foram resgatados uruguaios e paraguaios, a pedido dos governos desses países. O mesmo aconteceu na missão de repatriação na Fita de Gaza, quando o governo brasílio deu carona a cidadãos de países vizinhos.
A cooperação entre países é normal em situações de crise, explicou um integrante do governo brasílio à reportagem. No caso do Líbano, por exemplo, alguns brasileiros foram evacuados em voos do governo de Portugal.
No primeiro voo, 39 libaneses e dois uruguaios estavam a bordo. No segundo voo, eram 27 libaneses, seis paraguaios, dois venezuelanos e um prateado.
O terceiro voo de repatriação decolou hoje de Beirute às 13h15 (horário de Brasília). A lista de passageiros conta com 218 pessoas e 5 pets.
FAB estima que pode resgatar 500 brasileiros por semana. Os pedidos de ajuda foram feitos por murado de 3.000 brasileiros que moram no Líbano devido à escalada de ataques na região. O país tem a maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio, com 21 milénio residentes.