Idoso é réprobo a prisão por clonar ovelhas gigantes para caça

Um tribunal norte-americano condenou um varão de 81 anos a seis meses de prisão em regime fechado por ter usado ilegalmente tecido e testículos de ovelhas gigantes originárias da Ásia Meão e dos EUA para fabricar – e vender – uma novidade espécie híbrida.

 

O Juiz do Tribunal Distrital dos EUA Brian Morris disse, segundo a sucursal de notícias Associated Press, que não foi fácil chegar a uma epílogo sobre a sentença de Arthur ‘Jack’ Schubarth, de Vaughn, no estado Montana, devido à sua avançada idade e à falta de antecedentes criminais.

O idoso – que é proprietário de um rancho de tapume de 80 hectares – foi também multado em 20 milénio dólares (tapume de 110 milénio reais) e obrigado a remunerar mais quatro milénio dólares (tapume de 21 milénio reais) à US Fish and Wildlife Foundation. “Terei de trabalhar o resto da minha vida para reparar tudo o que fiz”, disse Schubarth ao juiz pouco antes da leitura da sentença.

O caso começou em 2013, quando foi clonada a ovelha gigante da subespécie Marco Polo, originária do Quirguistão, para fabricar uma novidade espécie híbrida que viria a chamar-se ‘Montana Mountain King’ (MMK).

Schubarth declarou-se culpado em março deste ano. O idoso e outras cinco pessoas foram acusadas de urdir para usar tecido do bicho levado ilegalmente para os EUA para o clonar e, assim, utilizar o clone e os seus descendentes para fabricar uma espécie maior e híbrida que seria mais valiosa para operações de caça em cativeiro.

Os machos Marco Polo, originários das montanhas da região de Pamir, na Ásia Meão, podem tarar mais de 130 quilogramas e têm cornos com mais de 1,5 metros de comprimento. Shubarth utilizou sêmen do Montana Mountain King para fertilizar artificialmente várias outras espécies de ovelhas e fabricar animais híbridos, tendo concordado em vender uma das crias a duas pessoas no Texas por 10 milénio dólares (tapume de 54 milénio reais). Também vendeu outras ovelhas híbridas no Alabama, Arkansas, Kansas, Missouri, Nebraska, Ohio, Oregon, Dakota do Sul e Virgínia Ocidental. O varão vendeu ainda sêmen a outros criadores de ovinos.

Schubarth também adquiriu ilegalmente material genético de uma ovelha das Montanhas Rochosas, a maior ovelha selvagem da América do Setentrião, para traficar para compradores noutros estados.