Dores intensas (ou formigueiro) na perna? Saiba o que podem significar

Existem várias causas inofensivas para dores nas pernas, mas quando a dor afeta apenas uma das pernas e é acompanhada por dores agudas, formigamento ou dormência, pode ser sinal de dor ciática. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde Britânico, citado pelo HuffPost, uma em cada 20 pessoas com dores lombares acaba desenvolvendo ciática.

 

A dor ciática geralmente ocorre devido a “irritação física ou química de uma das raízes nervosas da região lombar”. Ela pode ser provocada por uma hérnia de disco, a causa mais comum; estenose espinhal; espondilolistese; ou até mesmo por uma simples dor nas costas.

Normalmente, a dor ciática afeta apenas uma perna e pode se espalhar para a região da coxa, lombar, parte inferior das costas e pés. Se a dor se manifestar em ambas as pernas, é recomendável procurar um médico.

A dor ciática “em si é apenas um sintoma” e não a causa do problema subjacente. No entanto, problemas nas costas e nervos que a causam podem ser sérios. É importante consultar um médico se a dor não melhorar após algumas semanas de tratamento caseiro ou se estiver interferindo em suas atividades diárias.

Busque atendimento médico urgente se sentir “fraqueza ou dormência severa em ambas as pernas, ou dormência ao redor dos genitais ou do ânus”.

Leia Também: Saiba o sintoma de hepatite C que não deve ignorar, alerta médico