Na manhã desta quinta-feira (15), a Polícia Militar prendeu um homem de 67 anos, foragido após ser condenado por envolvimento em um esquema de fraude contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Sorocaba (SP). O indivíduo foi um dos investigados na Operação Zeppelin, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em 2009.
📲 Participe do canal do Gazeta de Sorocaba no WhatsApp
A prisão ocorreu no bairro Além Ponte, após uma denúncia indicar a presença de um procurado pela Justiça na Rua João Ferreira da Silva. Durante a abordagem, foi confirmada a situação de procurado por corrupção passiva, e o homem foi conduzido ao Plantão Policial.
Operação Zeppelin
A Operação Zeppelin, realizada em 2009 pela PF, investigou um esquema de corrupção envolvendo servidores, segurados, advogados e colaboradores das regiões de Sorocaba e Itu. O objetivo era agilizar a concessão de benefícios e a liberação de altos valores mediante o recebimento de propina, além de adulterar vínculos de trabalho para concessão de aposentadorias.
Veja mais notícias da região no Gazeta de Sorocaba
A operação resultou na abertura de 338 inquéritos para investigar crimes como formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, estelionato, exploração de prestígio, crimes contra a honra e inserção de dados falsos em sistemas de informação. Desde então, várias condenações foram realizadas, e um dos acusados faleceu em 2012.