SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Octávio Frioli Florisbal, ex-diretor-geral da Globo, morreu na noite de terça-feira, em São Paulo, aos 84 anos.
Formado em comunicação e marketing pela ESPM, Florisbal trabalhou para agências de publicidade antes de entrar para a emissora, como a J. Walter Thompson e a Norton Publicidade. Em 1982, foi para a Globo, onde estruturou o departamento de marketing da emissora, com o objetivo de conectar a área comercial da empresa aos setores de conteúdo.
Florisbal chefiou a Central Globo de Marketing até 1991, quando foi convidado pelos acionistas da emissora a se tornar superintendente comercial. Em 2002, substituiu provisoriamente Marluce Dias como diretor-geral da Globo após ela precisar se afastar por motivos de saúde. Dois anos depois, ele assumiu definitivamente o posto, que ocupou até 2012.
A partir daí, até 2017, ele fez parte do Conselho de Administração das Organizações Globo. Em seus últimos anos, o executivo se dedicou ao Instituto Helena Florisbal, que recebe o nome da publicitária com quem ele foi casado por décadas e fornece assistência social gratuita a crianças em vulnerabilidade social.