A Apple anunciou em junho durante a sua conferência dedicada a developers a Apple Intelligence, uma série de funcionalidades de Inteligência Artificial (IA) que a empresa acredita que poderão convencer mais pessoas a adquirir um iPhone.
No entanto, os analistas acreditam que as funcionalidades mais avançadas da Apple Intelligence podem vir a ser pagas e ter um custo mensal entre os 10 e os 20 dólares.
Neil Shah, da Counterpoint Research, afirmou à CNBC que os custos acrescidos de desenvolver e manter a tecnologia de IA poderá levar a Apple a passar esse valor acrescido aos consumidores. Se este custo será incluído na inscrição da Apple One ou em separado, Shah parece não ter certeza.
Ben Wood, da CCS Insight, nota ainda que a Apple “é uma das poucas empresas de dispositivos conectados que monetizou com sucesso o valor adicional dos serviços que oferece”.
“Como resultado, [a Apple] estabeleceu um precedente com os seus utilizadores de que têm de pagar por serviços mais ‘premium’”, continuou Wood. “Com base nisso, não se pode descartar que a Apple possa escolher cobrar por recursos mais avançados dentro da Apple Intelligence”.
Apesar de ser considerada uma das grandes novidades da atualização iOS 18, a Apple Intelligence deverá levar mais algum tempo para ser lançada e só deverá chegar mais perto do final do ano.
É provável que a Apple aproveite o seu (ainda por anunciar) evento de setembro, tradicionalmente dedicado à apresentação de novos produtos, para esclarecer de que forma será lançada a Apple Intelligence.
Leia Também: Instagram torna número de visualizações a principal métrica da rede social