Tumulto em evento religioso na Índia deixa pelo menos 60 mortos

Pelo menos 60 pessoas morreram em um tumulto que ocorreu, nesta terça-feira, em um evento religioso no estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, avança a Reuters.

O tumulto ocorreu na vila de Hathras, que se situa a cerca de 200 quilômetros da capital Nova Deli.

“Não posso dar um número exato neste momento, mas é aproximadamente 60. Há a possibilidade que o número aumente”, afirmou o porta-voz da polícia distrital, Manish Chikara, à Reuters.

O governante do estado Yogi Adityanath já deu ordens para que seja iniciada uma investigação. “Foram dadas instruções às autoridades envolvidas para conduzir operações de socorro e resgate e fornecer tratamento adequado aos feridos”, escreveu Adityanath em uma publicação na rede social X (antigo Twitter).

जनपद हाथरस की दुर्भाग्यपूर्ण दुर्घटना में हुई जनहानि अत्यंत दुःखद एवं हृदय विदारक है।

मेरी संवेदनाएं शोक संतप्त परिजनों के साथ हैं।

संबंधित अधिकारियों को राहत एवं बचाव कार्यों के युद्ध स्तर पर संचालन और घायलों के समुचित उपचार हेतु निर्देश दिए हैं।

उत्तर प्रदेश सरकार में मा.…

— Yogi Adityanath (@myogiadityanath) July 2, 2024

O evento religioso celebrava o deus hindu Shiva na cidade de Hathra.

Os acidentes fatais são comuns em locais de culto na Índia durante grandes eventos religiosos. Pelo menos 112 pessoas morreram em 2016 após uma explosão causada por fogo-de-artifício em um templo onde se celebrava o Ano Novo hindu, segundo a NDTV.

Em 2013, 115 fiéis morreram em um tumulto perto de um templo em Madhya Pradesh. Quase 400 mil pessoas estavam no local quando houve rumores que uma ponte estava prestes a desabar, causando o pânico.

Pelo menos 224 peregrinos morreram em 2008 e mais de 400 ficaram feridos durante um tumulto que ocorreu próximo de um templo na cidade de Jodhpur, no norte do país.

Leia Também: Tragédia na Índia: 63 mortos por intoxicação com álcool adulterado