Fórum realizado pela Prefeitura trata de políticas públicas municipais voltadas à proteção e ao bem-estar dos animais em Sorocaba

Fotos: Michelle Alves/Secom

 

O 1º Fórum Municipal de Políticas Públicas para Animais, que ocorreu na noite de quinta-feira (27), no Salão de Vidro do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, reuniu em torno de 100 pessoas, entre autoridades municipais, servidores públicos, representantes de ONGs e protetores de animais independentes que atuam em Sorocaba.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), e o Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CMPBEA), o encontro teve como intuito envolver a população, principalmente aquelas pessoas que se preocupam com o bem-estar dos animais, incluindo a sociedade civil organizada, nas políticas públicas voltadas à causa, para buscar ainda mais efetividade nos serviços gratuitos promovidos pelo município.

Na ocasião, as profissionais da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema apresentaram todos os serviços voltados à causa animal e oferecidos pelo município, bem como informando como a população pode acessar cada um deles: contratos vigentes, castração gratuita, campanha permanente de adoção de cães e gatos, serviço de resgate de animais, protocolos que norteiam a fiscalização de maus-tratos e programa Pet Solidário.

Em seguida, a presidente do CMPBEA, Eliane Consorte, explicou sobre o importante trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal, órgão criado em 2018, de composição paritária e de caráter consultivo, deliberativo e de assessoramento da Prefeitura de Sorocaba, em questões relativas à proteção e ao bem-estar animal. No fim do fórum foi aberto espaço para que os participantes fizessem questionamentos, tirassem dúvidas e dessem sugestões.

Nas discussões também ficou claro que a questão da adoção responsável é um dos principais desafios do poder público. O Canil Municipal abriga, atualmente, cerca de 200 animais, entre cães e gatos, vítimas de maus-tratos. Uma das estratégias que vem sendo realizadas para incentivar a adoção responsável, além das feirinhas de adoção em locais diversos, é abrir o canil, uma vez por mês, aos sábados, das 9h às 13h, voltada principalmente aos munícipes que não conseguem visitar o espaço durante a semana. Neste segundo semestre, essa ação ocorrerá nas seguintes datas: 20 de julho, 10 de agosto, 14 de setembro, 5 de outubro, 9 de novembro e 14 de dezembro. A unidade está localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, no Jardim Zulmira, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Mais informações pelo WhatsApp: (15) 99104-4258.

Outra importante política pública implantada em 2021 é o Resgate Patrulha Animal. A unidade móvel de urgência e emergência é voltada, exclusivamente, ao atendimento gratuito de cães e gatos em situação de rua sob alto risco, como, por exemplo, envolvidos em atropelamentos, e conta com equipamentos necessários para dar suporte à vida do animalzinho, além de uma equipe de atendimento composta por médico veterinário, assistente e motorista. O serviço pode ser acionado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo WhatsApp: (15) 99159-4118 ou pelo telefone: (15) 3202-8006. Já em dias de semana, após 17h, e aos fins de semana e feriados, pelo telefone: 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

Mais informações sobre o fórum e as políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de Sorocaba voltadas à causa animal podem ser obtidas junto à Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, pelo WhatsApp: (15) 99104-4258.