Fotos: Renata Giron – Secom

A Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Serviços Públicos e Obras (Serpo), do Meio Ambiente, Proteção e Bem-estar Animal (Sema), de Governo (Segov), de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), de Segurança Urbana (Sesu), de Mobilidade (Semob), mais a Urbes – Trânsito e Transportes e o Saae/Sorocaba, dão continuidade, neste sábado (22), ao Programa “Secretarias no bairro”. A iniciativa acontece das 8h às 14h e, nesta semana, atenderá aos bairros Jardim Iguatemi e Jardim Leocádia, na Zona Leste da cidade, realizando serviços de zeladoria e outras ações de manutenção.

A ação ocorrerá pelas ruas dos bairros com uma das principais atividades, a coleta de inservíveis, com equipes recolhendo os materiais que podem ser descartados pelos moradores e redirecionados ao destino ambientalmente correto. Somente não são retirados resíduos orgânicos, domésticos e entulho.

Além disso, durante todo o período do programa, a Prefeitura executará serviços de manutenção asfáltica (tapa-buraco); roçagem; capinação em vias; limpeza das áreas públicas; manutenção de playgrounds, academias ao ar livre, praças e parques; manutenção de iluminação pública; sinalização horizontal e vertical nas vias públicas; podas de árvores; manutenção em pontos de ônibus, assim como consertos na rede de água e de esgoto.

Jardim Santa Esmeralda
As equipes municipais estiveram no Jardim Santa Esmeralda, na Zona Norte da cidade, no último sábado (15), com a iniciativa “Secretarias no bairro”. A força-tarefa da Semob revitalizou 32 placas de sinalização vertical e aproximadamente 200 metros quadrados de sinalização de solo. Ao passo que a Serpo foi responsável pela capinação, limpeza das guias e remoção de entulhos, além da construção de uma nova passarela e reforma de outra já existente com troca de pisos, guarda-corpo e nova pintura.

Na mesma ação, a Sema fez a higienização de 30 contêineres e o recolhimento de inservíveis e resíduos, decorrente da varrição das áreas. Já o Saae/Sorocaba, prestou serviços de rotina, como roçagem das margens do córrego São Camilo, limpezas de bocas-de-lobo do sistema de drenagem e a regularização dos poços de visita de esgoto.