Devido o atual cenário epidemiológico, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), inicia, a partir desta sexta-feira (19), o protocolo de tratamento precoce contra a Covid-19.
A partir de agora, os médicos da rede poderão prescrever os medicamentos aos pacientes com suspeita da Covid para iniciar o tratamento de maneira preventiva. Os medicamentos poderão ser retirados em qualquer uma das 31 UBSs que contam com o dispensário farmacêutico.
“O objetivo é diminuir a letalidade e a complexidade dos casos de Covid-19, evitando internação para não sobrecarregar os leitos de saúde”, explica o secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues.
A prescrição do tratamento precoce da Covid-19 contará com os seguintes medicamentos: Azitromicina e Ivermectina e, se necessário, conforme orientação médica, também podendo incluir Paracetamol, Dipirona e/ou Metoclopramida. A dosagem tem diferença entre crianças e adultos e será especificada pelo profissional de saúde responsável pelo atendimento.
Para o prefeito Rodrigo Manga, a nova medida adotada vem para contribuir com a vacinação. “Além da vacina, esta é mais uma opção que buscamos cuidar da nossa população. O tratamento dura cinco dias e terá um investimento de R$ 18 por paciente”, destaca o chefe do Executivo.
Paralelamente, a Prefeitura quer adquirir até 300 mil vacinas, com recursos próprios e por meio de parceria com a iniciativa privada. Sorocaba já se prepara para tal aquisição e atualmente ocupa a segunda posição na lista de negociações da compra da vacina Janssen, do grupo Johnson & Jonhson, atrás apenas do município de São Paulo.
Além da Janssen, que é aplicada em dose única, a Prefeitura solicitou orçamento para outras empresas do segmento, a fim de adquirir 300 mil doses da Novavax, 100 mil da Covivac e mais 100 mil da Sinovac.
Saúde – Agência de Notícias