A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae), concluiu, na tarde desta terça-feira (16), as intervenções na Avenida Afonso Vergueiro, para implantação de cinco bocas de lobo, de forma a ampliar as captações do sistema de drenagem.
A ação, que teve início no último sábado (13), tem o objetivo de combater os alagamentos nesse ponto da cidade. As bocas de lobo foram instaladas na altura do viaduto Jânio Quadros, que é o ponto mais baixo da via, e interligadas à rede de água pluvial existente, de 600 milímetros de diâmetro.
“A construção das bocas de lobo está finalizada e, já na sequência, faremos os acabamentos na calçada”, destaca o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae), Ronald Pereira da Silva.
Projeto mais amplo
A medida faz parte de um projeto mais amplo de macrodrenagem, para resolver definitivamente essa questão na cidade, com um custo total estimado de R$ 33,6 milhões. O Saae pretende viabilizar essas intervenções e já busca captação de recursos externos para custeio das obras.
Será necessário realizar um estudo hidrológico da bacia de drenagem do córrego Supiriri para, então, definir quais obras e adequações terão que ser executadas para resolver a situação. Segundo o Saae, os alagamentos ocorrem em função do subdimensionamento da canalização do córrego Supiriri, um problema antigo, deixado sem resolver pelas administrações passadas.
Saae – Agência de Notícias