O processo de defumação é utilizado há muitos anos, pois no passado se tratava do único recurso para manter a qualidade da carne por mais tempo. Hoje, a técnica é empregada para fazer a aromatização dos alimentos com essências de madeira ou especiarias, a partir da liberação de fumaça. Carnes em geral podem ser defumadas, como frangos e peixes, especialmente o salmão.
Para te ajudar nessa missão, a Vitarella, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, selecionou quatro dicas para você aprender como defumar da maneira correta e deixar os alimentos com sabor ainda mais marcante e especial.
Para fazer a defumação quente ao ar livre, use um defumador próprio ou monte uma grelha de churrasco;
Para fazer a defumação quente na cozinha, use uma caixa defumadora, que vai ao forno, ou forre uma panela e a tampa com papel alumínio.
Coloque um pacote de papel alumínio com as substâncias aromáticas que preferir no fundo da panela e o alimento sobre uma grade.
Feche bem a panela e aqueça em fogo médio até sentir o cheiro da fumaça. Continue defumando, desligue o fogo e deixe a panela esfriar, ainda coberta, até a fumaça não escapar mais;
Para obter o melhor sabor defumado, evite que os materiais aromáticos queimem, controlando sua temperatura ou a quantidade de oxigênio fornecida.
Mergulhe as madeiras em água antes de colocá-las sobre carvões incandescentes ou embrulhe-as em papel alumínio com pequenos cortes para a fumaça sair.
Feche a ventilação da grelha para que as chamas desapareçam por causa da falta de oxigênio e reste apenas o carvão;
Para fazer defumação a frio, use um defumador próprio. Para a defumação de grandes pedaços de carne ou de peixe são necessárias duas câmaras separadas, porém interligadas: uma delas quente, contendo a fonte da fumaça, e outra em temperatura ambiente, contendo o alimento.
Caso queira uma defumação a frio, ideal para pequenos pedaços e pratos prontos, use um defumador portátil.
Notícias ao Minuto Brasil – Lifestyle