Em dois meses, Prefeitura encaminha 16 toneladas de resíduos eletrônicos para descarte correto e reciclagem

Fotos: Fernando Abreu

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), e em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), encaminhou um total de 16 toneladas de resíduos eletrônicos para descarte adequado e reciclagem nos dois primeiros meses de 2021, como parte do Projeto Metarreciclagem.

Todo o material armazenado foi encaminhado para reciclagem à Cooperativa de Trabalho Social de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região (Coopereso), parceira da Prefeitura no projeto. O material recolhido é comercializado pela Cooperativa, possibilitando a destinação correta desses resíduos e gerando renda para os cooperados.

“Além desse aspecto social, é importante destacar também a contribuição ambiental que esse trabalho desenvolvido pela Prefeitura promove há mais de dez anos. Para se ter uma ideia, alguns componentes eletrônicos podem levar cerca de 450 anos para se decompor, se despejados de forma irregular na natureza”, lembra a coordenadora do Projeto Metarreciclagem, Nadia Teixeira.

“Podem ser encaminhados equipamentos de informática, como CPUs, teclados, monitores e outros acessórios que estejam em desuso. Também são recebidos ali aparelhos eletrônicos, como TVs, rádios e eletrodomésticos de maneira geral”, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo.


Resíduos internos

Das 16 toneladas de resíduos, cinco delas foram destinadas pela própria Prefeitura de Sorocaba, que também está realizando uma coleta e separação adequada desses materiais. A equipe do Almoxarifado de Bens, da Secretaria de Administração (Sead), tem coletado e separado inservíveis em todo os setores e, em parceria com o projeto Metarreciclagem, dado a destinação correta a esses materiais eletrônicos.

“Com esta organização, contribuímos na redução dos gastos com armazenamento de sucata e atendemos, de maneira mais rápida, no recebimento desses resíduos dos nossos próprios públicos”, explica Maurício Detogni Pomar, chefe de Divisão da Administração de Materiais.

Como colaborar

A captação de equipamentos eletrônicos que estejam em desuso é feita em dois locais: na sede do Metarreciclagem, localizada na Avenida Nove de Julho, 1.066, na Vila Barão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e em um ponto de coleta instalado na Secretaria de Meio Ambiente, na Rua Santa Maria, 197, na Vila Hortência.

Para mais informações sobre como contribuir com o projeto na destinação correta dos resíduos eletrônicos, basta ligar pelo telefone: (15) 3417-3825 ou enviar mensagem pelo e-mail: meta.recicla@gmail.com

Desenvolvimento Econômico – Agência de Notícias