20 cães e gatos da Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal foram adotados nos dois primeiros meses do ano

Entre janeiro e fevereiro deste ano, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), promoveu a adoção de 20 animais de estimação, entre cães e gatos que viviam temporariamente na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, por meio do programa “D + uma chance. Adote uma Vida!”. O objetivo da campanha é incentivar a população, de forma permanente, à adoção responsável desses animaizinhos.


Administrada pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, a Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal conta, atualmente, com cerca de 100 cães e gatos, vítimas abandono ou de maus-tratos e, por isso, é necessário sempre encontrar novos tutores que garantam um lar seguro, com todo cuidado e amor a eles.


Em janeiro, foram doados seis cachorros, sendo três adultos e três filhotes, e um filhote de gato. Já, no mês de fevereiro, foram doados oito cachorros adultos e cinco gatos, sendo um adulto e quatro filhotes. Todos os animais doados são vacinados, vermifugados, castrados e microchipados.


O operador multifuncional Isaac Aluques, morador do Jardim São Lucas, adotou, no dia 12 de fevereiro, um dos cachorros que vivia na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal. A adaptação do cão em seu novo lar foi muito tranquila. “Foi como se ele já morasse com a gente. É muito carinhoso e dócil. A minha mensagem a todas as pessoas é que os animais também precisam ser amados”, relata Isaac.


Importante destacar que adotar um cão ou um gato é assumir uma responsabilidade e jamais pode ser uma ação por impulso, pois os tutores precisam garantir o cuidado necessário a esses animaizinhos por toda a vida.


O primeiro ponto a se considerar é a dedicação. Um cão, por exemplo, pode viver mais de 15 anos, ou seja, ele vai precisar do cuidado do seu tutor por muito tempo. Ele é um ser vivo que sente saudades, dor, fome, sede, frio, tristeza, enfim, tem necessidades que precisam ser supridas, como receber carinho, atenção, cuidados veterinários, além da necessidade de brincar e passear.


Outros cuidados frequentes, além disso, garantem o bem-estar do animal. Não basta oferecer comida e água fresca; os bichinhos devem tomar banho periodicamente; ter um local limpo, seco e protegido do vento, da chuva e do sol para se abrigarem e serem levados ao médico veterinário regularmente, para a aplicação de vacinas e a realização de exames, por exemplo.


Há outros animais disponíveis para adoção. Para visitar a Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, em razão da pandemia (Covid-19), basta entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, pelo telefone (15) 3202.8006, para agendar um horário. O espaço está localizado na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira.

Meio Ambiente – Agência de Notícias