A Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) ofereceram apoio, na noite desta quinta-feira (4), a mais uma operação integrada para abordagens sociais a pessoas em situação de rua, realizada pela Secretaria da Cidadania, em parceria com o SOS (Serviço de Obras Sociais) e a Urbes – Trânsito e Transporte.
Foram realizadas abordagens sociais a 12 pessoas, nas proximidades da Rodoviária e da Praça Coronel Fernando Prestes, sendo que nove aceitaram ser encaminhadas para atendimento social no SOS.
As operações foram acompanhadas pelo secretário da Cidadania, Clayton Lustosa, e pelo controlador geral do município, João Alberto Corrêa Maia.
“É importante conscientizar as pessoas e as instituições que a rua não é o local mais adequado para a distribuição de refeições. A alimentação fornecida deve ser encaminhada ao Centro de Triagem, como alguns grupos e instituições já fazem. Isso propicia que a pessoa em situação de rua tenha um acolhimento melhor, com auxílio dos assistentes sociais e encaminhamento das questões que competem ao Poder Público, tais como emissão de documentos e atendimento em saúde, por exemplo. Com essa cooperação da população e do Terceiro Setor, a Secid tem conseguido oferecer refeições para esse público, todos os dias, atualmente em uma média de 50 a 100 marmitex diárias, das 19h às 20h, no Centro de Triagem, que fica na Rua Cônego Januário Barbosa, 238, próximo à Rodoviária”, afirma o secretário.
A GCM atuou nas ações com a presença de sete guardas municipais, em duas viaturas e a PM com dois policiais, em uma viatura.
Fotos: GCM/Divulgação
Cidadania – Agência de Notícias