24 novos residentes iniciam nos programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade e de Saúde Mental da SES

Por: Secom

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), recebeu, no dia 1º de março, mais 24 novos residentes dos programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade e de Saúde Mental com ênfase na Atenção Básica, além dos programas de Residência de Medicina de Família e Comunidade e Psiquiatria. Entre os dias 1º e 7 deste mês, eles passaram pelo processo de integração para conhecerem mais sobre os serviços da rede municipal de Saúde.

Do total de residentes, sete são médicos, sendo três da Psiquiatria e quatro da Medicina de Família e Comunidade. Outros 15 profissionais pertencem à área de Saúde da Família e Comunidade, sendo 10 enfermeiros, um psicólogo, um educadores físico, um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional e um dentista. Mais dois residentes também farão parte do setor de Saúde Mental, sendo um assistente social e um psicólogo.

Durante a integração, os novos residentes participam de inteirações sobre os serviços de saúde pública e são apresentados aos seus respectivos preceptores, assim sendo feita a divisão para qual região vão atuar, de modo que, nesta sexta-feira, 8 de março, eles já comecem a exercer suas funções nas respectivas unidades. Com isso, várias regiões da cidade terão ainda mais profissionais reforçando o atendimento em Saúde em prol da população.

Os programas de Residência constituem-se em ensino de Pós-graduação Lato Sensu, destinados a profissões em nível Superior da área de Saúde, sob a forma de curso de especialização. O objetivo é o aperfeiçoamento progressivo do padrão profissional e científico dos envolvidos, bem como a melhoria contínua da assistência em Saúde da comunidade.

A Residência possui duração de 24 meses (com exceção da Psiquiatria, que é de 36 meses), contabilizando uma carga horária total de 5.760 horas, respeitando-se a carga horária de 60 (sessenta) horas semanais, sendo 80% práticas e 20% teóricas/teórico-práticas. As atividades são realizadas, predominantemente, nas unidades da Secretaria da Saúde de Sorocaba, bem como nos demais serviços que compõem a rede locorregional.