Fotos: Michelle Alves
Por: Rose Campos
Estado de São Paulo programou cinco road shows regionais. O evento de abertura, realizado nesta quinta-feira (29), contou com a presença do vice-governador de São Paulo, ao lado de autoridades locais, como o prefeito de Sorocaba, e de outros municípios da região
O Fórum Regional de Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis teve sua primeira edição escolhida para acontecer em Sorocaba, e contou com a presença do vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, do vice-presidente do Instituto Smart City Business América (ISCBA) Lívio Giosa, do CEO do ISCBA Leopoldo Albuquerque e do professor da PUC/COGEAE Marcelo Graglia, além de outras autoridades, especialistas e representantes de outros municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), que foram recepcionados pelo prefeito de Sorocaba e pelo presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), onde foi realizado o evento.
O objetivo principal foi transmitir aos participantes o conceito atual de gestão pública e de cidades inteligentes, compartilhando algumas das principais experiências nessa área. O intuito do encontro é fomentar o desenvolvimento de mais cidades inteligentes no estado de São Paulo, trabalhando uma gestão pública municipal moderna, alinhada com o Governo do Estado, de acordo com os pilares de inteligência, sustentabilidade e resiliência.
O Fórum foi promovido pelo ISCBA (Instituto Smart City Business America), que está presente em nove países do continente americano e promove o avanço das discussões relacionadas às smart cities na região, sendo líder da iniciativa para criação de um ecossistema e de um mercado de Cidades Inteligentes no Brasil. Contando com o apoio da Desenvolve SP, o banco de fomento do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura de Sorocaba e do Parque Tecnológico de Sorocaba.
Quem participou do Fórum pôde assistir a uma série de palestras e apresentação de painéis, com especialistas em diversas áreas ligadas ao tema, sempre com foco na melhoria de vida dos cidadãos, por meio da aplicação de novas tecnologias e de inovação.
Entre os temas definidos estão: “As ondas de inovação e a nova revolução tecnológica impactando as Cidades”, com o Prof. Dr. Marcelo Graglia, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). “As soluções municipais já aplicadas na questão de inovações tecnológicas”, com a apresentação de três cases de sucesso. E, ainda, palestra com o tema “Relato dos Resultados da Pesquisa: a parceria ISCBA e o CECI para a geração de conteúdo e conhecimento em ‘Cidades Inteligentes’”, apresentado pelo vice-presidente do Instituto Smart City Business America (ISCBA), Lívio Giosa.