MANOELLA SMITH
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O cantor Xande de Pilares define o Carnaval como “o momento mais sagrado” de sua vida.
“Fui criado dentro dele. Não consigo me desgrudar”, explica o ex-Grupo Revelação.
O músico recebeu a reportagem em seu camarote antes de subir ao palco do Camarote Bar Brahma, no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, na noite de sexta (9).
Xande se apresentou e animou os fãs após show de Zeca Pagodinho -quem ele descreve como seu “ilustríssimo presidente e professor”.
Nascido no Morro do Turano, na zona norte do Rio de Janeiro, Xande elogia o Carnaval paulista. Ele diz que irá aproveitar a folia em São Paulo também no sábado (10).
Já no domingo (11), irá desfilar pela “sua escola do coração”, Salgueiro, na capital fluminense.
“Tenho até uma tatuagem”, diz Xande, levantando a camisa na região do braço e mostrando o desenho e nome da agremiação encravados na pele.
“Comecei a trabalhar no barracão da Salgueiro com 13 anos. O presidente [da escola de samba], naquela época, tinha um movimento para evitar que a molecada ficasse ferrada. Era um trabalho social bonito que ele fazia com a gente.”
No ano passado, o carioca lançou o elogiado e premiado disco “Xande Canta Caetano”, em que ele faz releituras das canções do baiano.
“Comecei a escutar Caetano Veloso com sete anos, porque minha família é muito musical. E nunca imaginei que eu fosse conhecê-lo um dia”, conta ele.
O encontro ocorreu numa das reuniões musicais na casa de Paula Lavigne, mulher de Caetano. O baiano ouviu Xande tocar “Ela e Eu” -e aprovou.
“Ele estava ali, observando, e disse que nunca tinha escutado aquela música em samba”, recorda Xande.
“Poder homenagear alguém em vida é muito bacana, porque você vê a reação da pessoa”, segue. Na época de lançamento do disco, viralizou nas redes sociais um vídeo em que Caetano se emociona e cai no choro ao ouvir a versão de Xande para a música “Gente”.
Há uma turnê do disco prevista para este ano, que deve render uma gravação de DVD. “Pelo que parece, essa turnê vai se transformar num audiovisual. A ideia da Paula [Lavigne] é fazer isso”, revela.
Xande celebra o fato de que será pai pela terceira vez, aos 53 anos. A sua mulher, Thay Pereira, está grávida.
“Achei que não ia fazer mais filho, porque a gente acha que está velho. Que ela venha com muita saúde e possa herdar o talento musical da família” finaliza, rindo.
Leia Também: Show de Ludmilla agita o segundo dia de Carnaval no Recife