Escolas da rede municipal de Sorocaba que participaram do Movimento Escolas pelo Clima em 2023 lançam e-book com as experiências locais do projeto

Arte: Ricardo Campolim

Por: Rose Campos

Ao longo do ano letivo de 2023, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), com o apoio da empresa Lord, aderiu ao Movimento Escolas Pelo Clima (EpC), participando também do projeto inédito “Educação Climática nas Escolas”, voltado a educadores e estudantes da rede pública municipal. O objetivo foi divulgar o tema e preparar a comunidade escolar para atuar na busca de soluções práticas para o enfrentamento da situação climática. Como resultado dessa iniciativa, que envolveu diversas ações durante o ano todo, foi criado o e-book “Experiências pioneiras em educação climática – Projeto Educação Climática nas Escolas – Sorocaba (SP)”. O material está disponível pelo link: bit.ly/eepcsorocaba.

Participaram da iniciativa três escolas municipais de tempo integral que fazem parte da rede municipal de ensino: E.M. “Prof. Amin Cassar”, no Jd. Santa Cecília; E.M. “Walter Carretero”, no bairro Ana Paula Eleutério, ambas na Zona Norte; e E.M. “Jaci Dourado Matielli”, no Jardim Montreal, na Zona Oeste da cidade.

Com o objetivo de promover a transformação por meio da educação climática, o Movimento Escolas pelo Clima chegou ao fim de 2023 reunindo mais de 1.000 escolas, em todo o País, envolvendo mais de 845 mil estudantes e um contingente superior a 58 mil educadores, todos voltados à missão de debater e aprender as melhores estratégias para combater a emergência climática.

“Com certeza, trata-se de um aprendizado que será levado pelos nossos alunos para a vida toda, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes do seu papel na proteção da natureza”, afirma o secretário da Educação, Clayton Lustosa.