A Secretaria da Cultura (Secult), representada pelo secretário Luiz Antonio Zamuner, se reuniu, nesta semana, com o presidente da Sorocabana – Associação Movimento de Preservação Ferroviária, Éric Mantuan, e o tesoureiro Stenio Gimenez, na Pinacoteca Municipal de Sorocaba. O intuito do encontro foi acertar o planejamento de retomada da implantação do Trem Turístico, que ligará Sorocaba a Votorantim.
A Sorocabana – Associação Movimento de Preservação Ferroviária foi a entidade selecionada no Edital Secult 24/2019 para celebrar parceria com a Secretaria da Cultura, visando à manutenção, conservação, funcionamento e preparação da Locomotiva a Vapor nº 58 para o Trem Turístico. O edital foi prorrogado devido à pandemia da Covid-19.
Na reunião, entre outras questões, foram tratadas as próximas ações do edital de chamamento, para melhor atender a população com os passeios do Trem Turístico na Locomotiva 58, além das reparações necessárias nos cruzamentos e trilhos da linha férrea, para ampliar o passeio até Votorantim.
A implantação do Trem Turístico tem como objetivo manter viva a memória ferroviária e preservar a maria-fumaça, mantendo-a em perfeitas condições de funcionamento. Patrimônio histórico de Sorocaba, a Locomotiva 58 foi fabricada em 1891, pela empresa norte-americana Baldwin Locomotive Works, nos Estados Unidos, e funcionou entre 1903 e 1965.