Fotos: Sedu/Divulgação
Por: Rose Campos
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (SEDU), aproveitou o período de férias escolares para investir na formação dos estagiários que atuam na rede municipal de ensino.
A formação teve foco no atendimento a crianças com necessidades educacionais especiais e foi realizada pela Equipe Multidisciplinar, que é composta por profissionais de diversas áreas (incluindo: Nutrição, Serviço Social, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional e Pedagogia) e atuam no serviço educacional, oferecendo apoio às escolas no desenvolvimento de práticas inclusivas e articulação intersetorial.
Durante a formação foram abordados diferentes temas, como capacitismo, os desafios da inclusão e educação inclusiva. Também foram realizadas várias dinâmicas trazendo os assuntos de forma lúdica e participativa para os estagiários.
O tema da primeira etapa desta formação, por exemplo, abordou o conceito de “Capacitismo”, abrangendo de forma dinâmica e participativa os principais desafios relacionados à inclusão escolar. Para Juliana Goya, chefe de seção de estágio e apoio funcional, a formação é muito importante. “Tendo em vista que nossa rede de ensino é inclusiva e os estagiários atuam diretamente com crianças do público-alvo, ou seja, público elegível da educação especial, é fundamental essa abordagem na formação. Desta forma, agregamos conhecimentos trazidos das universidades e que são aliados à vivência empírica nas instituições educacionais”, ela afirma.
Para Izaura Mendes, coordenadora administrativa, “A formação continuada tem um impacto significativo na prática dos estagiários, promovendo o aprimoramento das habilidades, a atualização dos conhecimentos, a melhoria da gestão do cotidiano, a personalização do atendimento aos estudantes, além de estimular o desenvolvimento de competências socioemocionais necessárias no ambiente escolar”, ela acrescenta.
A equipe multidisciplinar reforça a importância dos encontros formativos no âmbito da educação inclusiva, como forma de fortalecer os atores da educação, que deve ser um processo coletivo, de compartilhamento de desafios, sentimentos e experiências. “Para os estagiários, esta é uma etapa primordial, uma vez que se trata da formação de futuros educadores e parceiros na busca pela proteção dos direitos das pessoas com deficiência”, conclui o secretário da Educação, Clayton Lustosa.